VÍDEO: Feira mostra oportunidades de emprego e qualificações para jovens estudantes

images/fotoarquivo/2018/economia/feira_emprego.jpg

No pavilhão Multiusos começou esta quinta-feira a 1ª Edição da Feira de Emprego e das Qualificações para jovens. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal que decorre sob o lema «A passo para o Futuro». O objectivo da feira é auxiliar os jovens no "desafiante processo de escolha das suas opções formativas e profissionais", num evento com cerca de 60 expositores.
Ana Beatriz, da Escola Secundária Martins Sarmento falou de uma iniciativa positiva que permite que os jovens alunos não fiquem a «boiar» quando têm de fazer uma opção vocacional.

"Se uma pessoa estiver inteirada do que existe no que respeita a opções e saídas profissionais, tem mais condições para escolher o curso que pretende realmente fazer" e que se coaduna com as suas aptidões.
Na sessão de abertura da Feira, o Vereador do Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Guimarães, justificou a organização da feira em tempo recorde, "em pouco mais de dois meses, com a necessidade de colmatar uma lacuna identificada no Concelho".


"Esta feira surge da ideia de criar em Guimarães um espaço que permita aos jovens vimaranenses tomar uma decisão informada e consciente num momento que consideramos ser decisivo para as vidas", salientou.
Ainda de acordo com Nelson Felgueiras, numa cidade que se tem vindo a afirmar com território de educação, ciência e cultura, "é fundamental que todos os cidadãos tenham também essa dimensão. E esta feira surge para dar resposta a uma necessidade que tínhamos para proporcionar aos jovens a possibilidade de poderem estar em contacto com a oferta formativa, o mundo empresarial e dessa forma fazerem a melhor escolha para ao seu futuro".
Salientando que a Feira abriu portas no Dia da Europa, o Presidente da Câmara considerou que o certame surge na sequência da visão estratégica do Município e na aposta na educação, cultura e ciência. De resto, Domingos Bragança salientou que o desenvolvimento do território passa pela melhor realização dos jovens.

"Sendo o Dia da Europa, este é um dia que nos inspira a propósito do caminho de sucesso que fizemos e não há sucesso sem esforço, sem dificuldades. E importa realçar que temos vindo a fazer um caminho excepcional no que respeita à educação e das políticas da juventude", afirmou.
Referindo-se à 1º Feira de Emprego e das Qualificações, o Presidente da Câmara realçou a diversidade e a qualidade das entidades presentes que dão a possibilidade aos jovens de fazerem as melhores opções que lhes permitam adquirir "ferramentas essenciais para robustecer com qualidade o seu futuro e o futuro de Guimarães e da região".
"Tenho a certeza de que esta oferta tem de continuar e tem de se intensificar", concluiu.
Na cerimónia de abertura, usaram ainda da palavra a secretária da CIM do AVe, Marta Coutada que destacou a importância da educação como "base de desenvolvimento integrado do território" dos oito municípios que constituem a entidade que representa. Já a Delegada Regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Carla Vale, destacou a importância da Feira num País onde o desemprego jovem continua acima da média da União Europeia".

Na Feira de Emprego e das Qualificações os jovens encontram uma diversidade de ofertas proporcionada por escolas profissionais, de ensino superior, empresas e ainda o Exército Português e pela Polícia de Segurança Pública num total de cerca de seis dezenas de entidades.
Esta quinta-feira e amanhã, sexta-feira, a Feira pode ser visitada entre as 10h00 e as 18h00 e sábado, das 10h00 às 20h00.


Marcações: emprego, feira , oportunidades

Imprimir Email