• Grupo Santiago

Empresa

HISTÓRIA DE UM GRUPO DE SUCESSO


Tudo terá começado em 15 de Maio de 1884

 

images/base/grupo_santiago.jpg
images/base/guimapress.gifimages/base/santiago.gifimages/base/comercio2010.gifimages/base/desportivo.gifimages/base/bigger.gif

Nascido a 15 de Maio de 1884,O Comércio de Guimarães, surgiu nas bancas de Guimarães para dar voz à actividade dominante da época. Com a indústria a dar ainda os primeiros passos na região, a actividade comercial dominava a economia vimaranense e foi para posicionar-se ao lado dessa meritória actividade e das gentes de Guimarães que António Joaquim de Azevedo Machado fundou este centenário jornal.

Com fases prósperas e outras de menor prosperidade, a verdade é que O Comércio de Guimarães atravessou duas gerações da família do fundador, longa parte desse tempo como bi-semanário.Na segunda metade do Século XX, quando a modernização tecnológica passou a ditar regras e até a organização das empresas de comunicação social, deixando de compatibilizar-se com explorações do tipo familiar, este jornal entrou em crise de sobrevivência até à suspensão, em Dezembro de 1985.

Em Maio de 1986, por iniciativa da Santiago - Sociedade de Cultura e Turismo, Lda., que adquiriu a empresa detentora do título, a publicação voltou a editar-se com periodicidade quinzenal.

Em 1989 passaria a editar-se semanalmente e, desde então até ao presente, não mais deixou de desenvolver-se, integrado num projecto verdadeiramente profissional em que se tornou a sociedade que suporta o título - Gimapress, SA - a qual se desenvolveu em muitas outras vertentes, detendo agora seis órgãos de comunicação social, designadamente, O Comércio de Guimarães, Rádio Santiago, a Rádio Santiago Canal 2, o Desportivo de Guimarães, o Guimarães Digital e a revista BIGGERmagazine,.

Entretanto, na Guimapress, SA/Grupo Santiago, também foram criadas a agência BIGGER – Comunicação & Imagem e a Santiago Imobiliária.

Desde 2004 que os estudos da Marktest colocam O Comércio de Guimarães como o jornal mais lido em Guimarães com folgadíssima margem sobre os restantes. Até que hoje é o único jornal semanário a publicar-se no formato papel no concelho de Guimarães. A única excepção é o Desportivo de Guimarães também editado pela Guimapress, SA / Grupo Santiago. Num pequeno museu, através dos equipamentos e utensílios, os visitantes podem observar o desenvolvimento das técnicas de edição e impressão utilizadas desde 1884, incluindo um prelo de 1851, onde foi impresso o primeiro número deste centenário semanário vimaranense, o mais antigo do distrito de Braga e um dos mais antigos de Portugal.

É seu director Joaquim A. Fernandes.

Imprimir Email