Exportações de Guimarães diminuíram 15 ME em Março
O mês de Março registou uma diminuição nas exportações, totalizando 135 milhões de euros (ME), revelou o Instituto Nacional de Estatística. As exportações de bens das empresas de Guimarães desceram mais de 15 milhões (-10,3%) e as importações também diminuíram no terceiro mês do ano, com menos 17 milhões de euros (-20,9%), face ao mesmo período de 2023, contabilizando 66 milhões de euros, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em relação ao mês anterior, em Março do corrente ano as exportações de bens em Guimarães aumentaram quase sete milhões de euros (+5,1%). O mesmo aconteceu com as importações, que subiram no mesmo período três milhões de euros (+4,1%).
As vendas do Concelho para os estados da União Europeia (UE) seguem a mesma tendência com uma descida, em Março último, de 7,9% face ao último ano, com um valor total a rondar os 100 milhões de euros. As exportações para o resto do mundo desceram 16,6%, dos 32 para os 29 milhões de euros, conseguindo ter um peso de 25,6% nas vendas totais.
Segundo o INE, em Março, o saldo da balança comercial é maior em relação ao mesmo mês de 2023, com uma descida de 16 milhões de euros (+31,6%), situando-se nos 68 milhões.
De resto, nos primeiros três meses do corrente ano o Município de Guimarães exportou 383 milhões de euros. Já as importações somaram 197 milhões de euros.
As exportações vimaranenses de têxteis e as suas obras registaram em Março 74 milhões de euros, menos sete milhões de euros (-8,8%) face ao mesmo período de 2023, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.
Segundo avança o INE, as empresas de têxteis de Guimarães "carregam" 55,2% do total de exportações do Concelho em Março.
Marcações: exportações