• Grupo Santiago

História

HISTÓRIA DA RÁDIO SANTIAGO


images/base/radio_topo.jpg

Fundada em 7 de Novembro de 1986 por um punhado de jovens oriundos de outras rádios locais, a Santiago surgiu no espectro radiofónico local com uma imagem de criatividade, inovação e frescura que lhe era emprestada pelo baixo nível etário dos seus elementos.

Mas o sonho dos jovens que empreenderam a tarefa de fazer uma nova rádio em Guimarães não tinha entrado em linha de conta com a necessidade de avultados meios materiais para lhe dar corpo. E foi constatando essa insofismável realidade que os jovens empreendedores procuraram o apoio da Empresa Gráfica do Jornal O Comércio de Guimarães, Lda., que, como é do conhecimento geral, havia sido adquirida pela Sociedade Santiago e detinha já o jornal centenário O Comércio de Guimarães.

E foi pelo envolvimento da Sociedade Santiago que o nome de Rádio Foco dado pelos jovens acabaria por dar lugar ao actual de Rádio Santiago.

Curiosamente e devido a circunstâncias especiais, a rádio, pouco tempo volvido sobre a sua criação, mudar-se-ia do Centro Comercial Castelo para a Praça de S. Tiago, dando assim mais sentido ao seu nome.

Tempos difíceis os dos primeiros cinco anos da sua vida. Limitações materiais e humanas lançaram a Rádio Santiago para o fundo das audiências na região. O desânimo de muitos levou a que elevado número dos seus fundadores abandonasse o projecto mesmo antes da legalização que ocorreu em 1989 e os poucos que ficaram limitaram-se a manter a chama viva na esperança e com muita fé de que o projecto viria a ser aprovado pelo Governo.

E assim aconteceu. A legalização chegou e com ela retemperaram-se forças e redobraram-se vontades. Sem regatear esforços, uma equipa dedicada envolveu-se de tal maneira no desenvolvimento do projecto que quase não se apercebeu dos maus vaticínios que os chamados "especialistas de café" iam dando cada dia que passava.

Paulatinamente e com tanta humildade como vontade de vencer, a Rádio Santiago lá foi progredindo. Criou credibilidade suficiente para, de forma crescente e até rápida, se ir tornando auto-suficiente e em finais de 1990 atingia esse fundamental estatuto.

Quase sem que os tais "especialistas de café" se tivessem apercebido, eis que a Rádio Santiago surge aos ouvidos dos minhotos como a rádio preferida na região e, mais tarde, em 1994, é considerada a rádio local mais ouvida de Portugal no primeiro Bareme Rádio da Marktest.

Partilhando a sua redacção com os jornais O Comércio de Guimarães e Desportivo de Guimarães - todos da mesma empresa - a Rádio Santiago não só desfruta de uma programação muito do agrado dos conterrâneos, como tem departamentos desportivo e de informação prestigiados e credibilizados junto do público e de muitos órgãos de comunicação social.

A Rádio Santiago dispõe hoje da mais avançada tecnologia da especialidade e tem em curso um importante investimento em novas e amplas instalações próprias, para continuar a progressão no sentido de proporcionar sempre e cada vez mais uma melhor qualidade nos serviços que presta à comunidade.

Imprimir Email