Feira Internacional de Ciência no Instituto de Design

Durante dois dias o Instituto de Design recebe a Feira Internacional de Ciência. A sessão de abertura decorreu na manhã desta sexta-feira com a presença de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho e de Hernâni Gerós, representante da UMinho na Direcção da Curtir Ciência.

Na sua intervenção, Paulo Lopes Silva defendeu a necessidade de "estimular o conhecimento sobre ciência", um dos eixos estratégicos do desenvolvimento de Guimarães, nas várias faixas etárias da sociedade, com particular relevo nas mais jovens. O Autarca desejou que esta feira internacional represente "um momento importante para que todos aqueles aqui presentes possam dar a conhecer o seu trabalho", trazendo "visibilidade a algo que acontece dentro de portas, sobre as tecnologias do futuro" que vão permitir "cidadãos mais bem preparados para o futuro".
Ao participar neste evento, Paulo Lopes Silva acredita que os jovens possam encontrar mais informações acerca das possibilidades disponíveis para o seu futuro, tornando-se assim um momento capaz de contribuir para a decisão.

Rui Vieira de Castro referiu-se à intensa actividade anual do Curtir Ciência, destacando as relações que estabelecem com várias instituições e tipos de público, afirmando ser "um enorme orgulho ver o impacto deste Centro" na comunidade. Para o Reitor, uma Instituição de Ensino Superior "tem que ter uma dimensão de promoção da ciência junto dos públicos mais novos". O desafio é "como é que se pode beneficiar a população? Como podemos promover uma receção deste conhecimento e da ciência? Através de atividades como esta, concluiu.
No total, são 29 entidades presentes, que vão desde escolas secundárias, universidades, politécnicos, empresas privadas, públicas e organismos internacionais, durante dois dias intensos de mostra de actividade científica.


Marcações: ciência , feira

Imprimir Email