PCP apresenta propostas de mobilidade ao OE para Guimarães
A Comissão Concelhia de Guimarães do PCP apresentou, esta segunda-feira, três propostas para o concelho de Guimarães, no âmbito do Orçamento de Estado (OE) para 2025.
O Grupo Parlamentar do PCP vai apresentar uma proposta de construção de um acesso ao Serviço de Urgência do Hospital de Guimarães a partir da EN105, concretamente da Circular Urbana, durante o próximo ano. O deputado municipal da CDU, Torcato Ribeiro, adiantou que o acesso será directo e exclusivo a veículos em marcha de emergência ao serviço daquela unidade hospitalar.
"Nós sabemos que as ambulâncias têm de circular a rotunda da Av. Mariano Felgueiras, que em muitas fases do dia está congestionada. Decidimos apresentar ao Governo esta ligação que é urgente e necessária" defendeu.
O Grupo Parlamentar do PCP reiterou ainda a necessidade da construção da ligação ferroviária directa entre Guimarães e Braga. "Hoje existe uma ligação que não é eficaz. Nós lançamos esta ideia, mas a ligação não refere que não haja paradas intermediárias. Seria uma ligação com paragem em núcleos mais proporcionais", referiu. Confrontado pela proposta de BRT que serviria de ligação entre as duas cidades, o deputado municipal da CDU respondeu que é uma "forma do Município tentar agarrar-se a qualquer coisa". "Há uma grande dificuldade em arranjar financiamento para uma ligação em ferrovia. O Presidente da Câmara agarrou-se ao sonho ou utopia que o canal de BRT poderá ser transformado numa ligação de metro superfície. É uma ilusão, pois o que está em causa é uma ligação ferroviária eficaz. É necessário e urgente também a reparação da ligação existente até Lousado que permitirá também uma ligação eficaz à alta velocidade", sublinhou.
Torcato Ribeiro revelou ainda que a terceira proposta consiste num passe inter-regional intermodal que ligará CIM e Áreas metropolitanas, com um custo não superior a 40 euros. "Há um núcleo grande nestas regiões que justifica um passe, que sem grandes burocracias, para viajar por todo o lado. A ligação desse passe às áreas metropolitanas também é uma exigência, pois não faz sentido nenhum que muitas vezes deslocar 30 quilómetros e o passe já não serve para nada", atirou.
Marcações: PCP