"A minha honestidade estorva muitos": Domingos Bragança anunciou auditorias externas após polémico subsídio de Torneio de Padel

images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/arquivo_2014/politica/ps/domingos_braganca/domingos_braganca_3.jpg

O Presidente da Câmara de Guimarães anunciou esta segunda-feira a realização de auditorias externas a todos os subsídios atribuídos pela Câmara às entidades beneficiárias para a realização de eventos desportivos e culturais, às empresas municipais Vitrus e Vimágua e às cooperativas municipais Tempo Livre, Oficina e Taipas Turitermas. As auditorias abrangerão o período desde 2017.

No final da reunião do executivo, Domingos Bragança justificou a decisão alegando que a "sua honestidade foi posta em causa" e em "defesa do bom nome das instituições", na sequência da polémica gerada pela atribuição de um subsídio de 40 mil euros à Associação Vimaranense de Hotelaria para a realização de um Torneio de Padel.

Referindo-se ao facto de ter participado na votação aprovada por unanimidade em Julho e ao facto do seu filho ser sócio de uma empresa envolvida na organização do referido torneio, Domingos Bragança indicou que "houve um erro formal e involuntário", porque na base da proposta não havia como identificar o seu impedimento de votar a proposta.

Numa declaração prestada aos jornalistas, o Autarca adiantou que as auditorias serão feitas por "empresas reputadas, independentes e certificadas, contratadas por concurso", sustentando que "a sua honestidade estorva muitos". "O meu voto foi um, em 11. A proposta trazia unicamente o apoio à AVH. A iniciativa da entidade beneficiária AVH de apresentar em conferência de imprensa as contas pormenorizadas do Torneio Internacional de Padel constitui uma boa prática que deverá ser seguida por todas as entidades que realizam eventos, com o apoio público da Câmara", afirmou, numa declaração lida aos jornalistas.

"Como a minha honestidade estorva muitos e como o melhor e maior bem que se pode ter na vida pública e na representação como Presidente da Câmara Municipal é a honestidade, com o único objectivo da defesa do bom nome da Câmara e de todos os que nela trabalham, dando o seu melhor, determinarei ainda hoje a realização de auditorias externas por empresas reputadas independentes e certificadas, contratadas por concurso a todos os subsídios atribuídos pela Câmara às entidades beneficiárias para a realização de eventos desportivos e culturais, às empresas municipais Vitrus e Vimágua e às cooperativas municipais Tempo Livre Oficina e Taipas Turitermas, por representarem o universo empresarial municipal mais representativo e também com o objectivo único de defender o direito ao seu bom nome. O período de tempo a auditar é o de este mandato e do anterior, desde 2017 até ao dia de hoje", afirmou.

"Sobre a questão da AVH, do meu impedimento, deste erro formal, mas involuntário é o que tenho a dizer. A honestidade é um bem inestimável. Os vimaranenses conhecem o Presidente da Câmara e sabem da sua honestidade, se esta honestidade estorva muita gente, fazemos as auditorias necessárias, não por escolha directa da Câmara Municipal, mas por concurso público", alegou.

"Os resultados destas auditorias serão colocados no portal do Município", acrescentou.

"A honestidade na vida pública é difícil. Na vida pública de representação da Câmara de Guimarães, uma das maiores e mais simbólicas do País, temos de ser referência na boa gestão pública, na boa liderança pública e pessoal para as gerações que nos seguem", continuou.

Na reunião do executivo, esta segunda-feira, foi aprovada por unanimidade a anulação da proposta aprovada no dia 1 de Julho à Associação Vimaranense de Hotelaria para a realização de um Torneio de Padel. No entanto, uma outra proposta, com os mesmos termos, foi aprovada pela maioria socialista, com os votos contra dos vereadores do PSD e do CDS-PP, garantindo a manutenção da atribuição dos 40 mil euros à AVH. Uma votação em que, desta feita, não contou com a participação de Domingos Bragança, tendo nesse ponto a condução dos trabalhos da sessão sido presidida por Adelina Paula Pinto.

Marcações: reunião de câmara

Imprimir Email