Governo assume construção do novo Tribunal de Guimarães

images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/2023/ricardo_araujo.jpg

A Ministra da Justiça prevê que o início dos procedimentos sobre o novo Tribunal de Guimarães aconteça no início de 2025.

A notícia está na edição desta quarta-feira do semanário O Comércio de Guimarães dando conta de uma revelação feita na resposta de Rita Alarcão Júdice à pergunta do deputado vimaranense do PSD sobre o estado do processo do Campus da Justiça de Guimarães.
Segundo Ricardo Araújo e de acordo com a Ministra da tutela, "neste momento aguarda-se a aprovação do projecto e do estudo de viabilidade urbanística e funcional, que foi solicitado à Escola de Arquitectura da Universidade do Minho" pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça.

De acordo com o Deputado vimaranense o processo marcou passo por divergências entre a Escola de Arquitectura da Universidade do Minho e o referido Instituto. Mas a convicção de Ricardo Araújo é que brevemente essas divergências serão ultrapassadas.
"Havia, de facto, algumas divergências entre o que foi apresentado pela Escola de Arquitectura e o que era previsto pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça. Segundo as informações que obtive, o desacordo principal estava relacionado com a área bruta de construção. A proposta da Escola de Arquitectura indicava uma área consideravelmente maior do que a prevista no programa preliminar do Instituto. No entanto, após várias reuniões, foi me informado que essas divergências estão perto de ser resolvidas, o que permitirá o avanço para a próxima fase do projecto", afirmou.

Salientando que este é um processo que se arrasta desde 2018 e que o contrato com a Escola de Arquitectura da Universidade do Minho para a realização do estudo de arquitectura foi celebrado em 2020, Ricardo Araújo diz estar "satisfeito por termos agora uma informação clara sobre o ponto de situação do processo" e a "confirmação de que o actual Governo está empenhado na construção do Campo de Justiça em Guimarães, o que é um avanço em relação ao governo anterior, que fez muitas promessas sem concretizar", concluiu.


Marcações: Tribunal, Ricardo Araújo

Imprimir Email