Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2025 apresentada à vereação

A candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2025 foi apresentada esta quinta-feira à vereação vimaranense.

No período que antecedeu a reunião, a coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, Isabel Loureiro, deu a conhecer as linhas gerais da nova candidatura, apresentando a complexidade da argumentação referente aos sete indicadores de sustentabilidade que foram preenchidos no formulário: i) qualidade do ar, ii) ruído, iii) água, iv) natureza, biodiversidade e uso sustentável do solo, v) resíduos e economia circular, alterações climáticas, vi) mitigação e vii) adaptação.

Depois de ter obtido o 5º lugar entre as treze cidades concorrentes na primeira candidatura em 2017, Guimarães espera ser bem sucedida com o projecto para 2025. Em Junho, a Comissão Europeia vai divulgar quais as cidades que vão chegar à final, sendo a candidatura vencedora divulgada em outubro.

Os compromissos de Guimarães para a neutralidade climática e para os Zero Resíduos, a aposta da educação ambiental através do Pegadas, bem como os projectos estruturantes das Ecovias ou das bacias de retenção, são alguns dos muitos destaques desta nova candidatura, que junta o trabalho das diversas instituições do perímetro municipal, nomeadamente as que mais diretamente trabalham com as áreas em avaliação, o Laboratório da Paisagem, a Vimágua E.I.M. ou Vitrus Ambiente.

O Vereador do PSD, Bruno Fernandes, felicitou a equipa de trabalho e o Município por apresentar uma segunda tentativa para alcançar a distinção. "Para nós o mais importante não é a obtenção do título, mas o desígnio que está associado ao projecto, porque é um desígnio mundial", afirmou.

O Presidente da Câmara realçou a importância de "contar com todos". "Esta é uma causa de Guimarães", acrescentou Domingos Bragança, indicando que a apresentação da candidatura será também feita na Assembleia Municipal de Guimarães e em outros espaços do território, porque a "marca da envolvência está presente nesta ambição".

 

Marcações: Candidatura a Capital Verde Europeia, reunião de câmara, reuni

Imprimir Email