Valência: Dia decisivo para Guimarães ser Capital Verde Europeia em 2026

images/2024/outubro/cve_2024.jpg

É com confiança no compromisso assumido com a sustentabilidade ambiental que a candidatura de Guimarães ao título de Capital Verde Europeia 2026 espera sair vencedora na sessão de apresentação perante o painel de avaliação, marcada para esta quarta-feira em Valência, cidade espanhola que ostenta o galardão este ano.

A par de Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria), as outras duas cidades seleccionadas para esta fase final, Guimarães vai defender a sua estratégia de comunicação e o plano de acção que será implementado caso vença o título.
Para além de um troféu, a cidade vencedora receberá um prémio de 600 mil euros para apoiar acções em áreas-chave de sustentabilidade e envolver os cidadãos em eventos de sensibilização.

O Presidente da Câmara de Guimarães destacou o alargado investimento em iniciativas e boas-práticas reconhecido já internacionalmente, em resultado da aposta no desenvolvimento ambientalmente sustentável. "Guimarães tem semeado muito e será justo colher, com a distinção. Temos feito um caminho, demorado e necessário, para acompanhar a agenda mundial e europeia em que as alterações climáticas e a descarbonização estão no topo das preocupações", referiu Domingos Bragança, ao lembrar o comprometimento do Município com a neutralidade climática até 2030, "num esforço entre a comunidade local, o sector privado, os centros de conhecimento e a governação municipal". 

Este compromisso "é um caminho no presente com projecção no futuro", observou Domingos Bragança, antes da comitiva vimaranense viajar para Valência.

Marcações: Candidatura a Capital Verde Europeia

Imprimir Email