VÍDEO: Primeiro-Ministro, António Costa: "O país tem de estar preparado para os desafios"
O Primeiro-Ministro esteve em Guimarães, esta quarta-feira, para efectuar uma visita à 5ª edição da Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea.
António Costa assumiu que "o país tem de estar preparado para os desafios", sendo esta bienal um exemplo. "O desafio que temos pela frente é de controlar a economia e o país. Iniciativas como esta é a demonstração que é difícil, mas possível. No momento em que a pandemia continua muito forte entre nós e não nos permite baixar a guarda, a verdade é que é possível haver este encontro nesta exposição internacional", apontou o governante.
O responsável pelo Governo português deixou elogios à actividade têxtil pela sua "capacidade de se reinventar", mesmo sabendo das dificuldades que atravessou. "Nos últimos cinco anos, o investimento no sector textil aumentou 54%, as exportações do têxtil nacional aumentaram, em média, mais de 9% e era notório um forte crescimento até Fevereiro deste ano. A pandemia atingiu de uma forma brutal do ponto de vista social e económico", disse o Primeiro-Ministro.
«Lugares de Memória» é o tema desta quinta edição, que conta com 870 artistas de 65 países que propuseram cerca de 1.150 obras de arte.
O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, aproveitou o tema desta bienal para apresentar o futuro e as obras da cidade aos governantes presentes. "Lugares de Memória é também tema perfeito para caracterizar Guimarães na linha do tempo. Uma cidade de passado histórico relevante que quer sempre mais. São estes Lugares de Memória que abrem portas à imaginação. Imaginação que é futuro. Guimarães é assim História feita futuro", referiu o Autarca de Guimarães .
Acompanhado por Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, o António Costa fez ainda um percurso a pé pela zona de Couros, no âmbito do projecto «Bairro C», e às instalações da Universidade das Nações Unidas (UNU).
Marcações: António Costa, Primeiro Ministro, Contextile 2020