Primeiro Ministro promete abertura da Unidade de Hemodinâmica em Novembro
A Unidade de Hemodinâmica do Hospital da Senhora da Oliveira vai abrir no próximo mês de Novembro. A notícia é avançada pel'O Comércio de Guimarães que fala numa promessa escrita do Primeiro Ministro, numa resposta a uma interpelação feita por André Coelho Lima, no passado dia 6 de Setembro.
Na mesma resposta, António Costa não deixa de lembrar que o processo que resultou na criação da Unidade de Hemodinâmica não foi correctamente conduzido. No documento pode ler-se que o Ministério da Saúde "não põe em causa a boa vontade e generosidade da comunidade vimaranense, que rodearam a criação do laboratório de hemodinâmica" no Hospital da Senhora da Oliveira. Um processo, acrescenta o Primeiro Ministro, "desenvolvido sem adequado enquadramento na Rede de Referenciação Hospitalar de Cardiologia e sem que estivessem acautelados os recursos humanos diferenciados e estudado o impacto económico/financeiro da operação do novo laboratório".
É neste contexto que António Costa considera que "o assunto está a ser tratado no plano técnico, procurando que sejam resolvidas, necessariamente em colaboração com outras unidades da Rede e, desde logo, com o Hospital de Braga, as questões relacionadas com os recursos humanos qualificados, sem os quais o laboratório não pode operar".
Entretanto, e em resposta a anterior solicitação do Grupo Santiago, o Presidente da Câmara adiantou que a abertura da Unidade de Hemodinâmica ocorrerá logo que estejam cumpridas as formalidades em curso, conforme garantia do Ministério da Saúde, o que poderá acontecer ainda durante Outubro.
Marcações: Primeiro Ministro, novembro, hemodinâmica , abertura, Unidade