Incêndios do verão consumiram em Guimarães uma área que equivale a 1.296 campos de futebol
A notícia é avançada na edição desta semana do jornal O Comércio de Guimarães.
De acordo com aquela semanário, em quase todas as freguesias do concelho deflagraram incêndios florestais durante o período crítico deste ano. Entre os dias 15 de Maio e 30 de Setembro, registaram-se 902 hectares de área ardida em consequência de 90 ocorrências que mobilizaram 1.229 operacionais com 336 veículos, das diversas instituições e agentes de Protecção Civil.
Os dados disponibilizados pelo Comando Sub Regional de Emergência e Protecção Civil do Ave, da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, foram divulgados pelo Serviço Municipal de Protecção Civil. A área poderá sofrer um aumento devido às proporções do incêndio que afectou a freguesia de Gonça e a União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar.
Observando a listagem de ocorrências, sobressaem pelo volume de ignições as freguesias de Candoso Santiago e Mascotelos e Gonça, onde ocorreram 9 incêndios em cada uma delas, seguindo-se Atâes/Rendufe (7), Arosa e Castelões, Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar (6), Leitões/Oleiros/Figueiredo (4), Briteiros São Salvador e Santa Leocádia, Creixomil, Infantas, Pinheiro e Selho São Jorge(3) e diversas outras localidades do concelho que não escaparam ao drama do lume a consumir vegetação durante este período crítico de incêndios.
Marcações: incêndios florestais