Tempestade Kirk provocou 70 ocorrências em Guimarães

images/2024/outubro/centro_saude.jpg

O mau tempo registado em Guimarães pela tempestade Kirk, na madrugada da passada quarta-feira, provocou 70 ocorrências.

Em comunicado, o Município refere que as referidas ocorrências foram essencialmente queda de árvores, tendo sido removidas e/ou abatidas, por apresentarem danos significativos, cerca de 80 árvores.
No comunicado salienta-se que não foram registados feridos nem deslocados. No entanto foram identificados danos materiais em alguns veículos e em algumas estruturas, como pequenos muros e/ou edifícios.
A tempestade provocou também o corte temporário de várias estradas, estando todas já reabertas.
Relativamente ao fornecimento de energia, foram reportadas diversas situações de falha de energia, tendo sido encaminhados para a entidade competente para a respectiva resolução (E-Redes), salientando que ao nível dos Centros de Saúde as situações estão normalizadas. Segundo a E-Redes, e tendo como base as comunicações recebidas por parte dos seus clientes, foram reportadas uma avaria em Média Tensão e 100 em Baixa Tensão, todas em resolução. Por outro lado, estão 250 habitações, em locais dispersos, sem acesso a electricidade, prevendo-se, até ao final da noite, ficar tudo resolvido, recorrendo a geradores quando necessário. O principal motivo de avarias foi a queda de árvores nas linhas de média tensão e nos cabos de baixa tensão.

Entretanto, o Comando Sub-regional de Emergência e Protecção Civil do Ave, refere que para além da queda de árvores foram registadas duas inundações e três quedas de estruturas.


Marcações: tempestade

Imprimir Email