Extensas áreas consumidas pelo fogo, céu encoberto e cheiro a fumo em Guimarães: bombeiros continuam no terreno
Mais de cem operacionais das corporações de bombeiros de Guimarães e das Caldas das Taipas continuam mobilizados para o combate aos incêndios que deflagraram ontem à noite e que já consumiram extensas áreas de mato e floresta nas freguesias de Atães, Rendufe, Gonça, Gondomar, Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Infantas.
Segundo o site fogo.pt, a situação que exigia às 19h00 maior mobilização de meios situa-se na área de intervenção da corporação das Caldas das Taipas, estando montado um centro de operações no terreno para a organização do dispositivo de combate ao fogo que chegou a ameaçar algumas habitações.
Numa extensa área que abrange a União de Freguesias de Gondomar, Souto Santa Maria e Souto São Salvador estão 50 operacionais, auxiliados por 14 viaturas. O fogo teve início às 00h31.
Na área dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, persiste o incêndio na União de Freguesias de Atães e Rendufe. As chamas deflagraram ontem à noite às 22h51, continuando em curso, com a presença no combate às chamas de nove operacionais e duas viaturas.
Na freguesia de Infantas, continua activo o incêndio que deflagrou ao início da tarde, às 14h33, estando a ser combatido por sete operacionais e duas viaturas.
Em fase de conclusão encontra-se o incêndio que deflagrou na última madrugada em Gonça, onde estão 17 operacionais auxiliados por cinco viaturas.
Todo o concelho de Guimarães esteve esta terça-feira com o céu encoberto e o ar com o cheiro a fumo, em consequência dos diversos incêndios que afectam a zona Norte do País. As extensas áreas consumidas pelo fogo no concelho ainda não foram calculadas.
No distrito de Braga, estão activos 27 incêndios, sendo o que lavra na União de Freguesias de Vale São Cosme, Telhado e Portela aquele que mobiliza mais meios, com 90 operacionais e 25 veículos.
Marcações: incêndios florestais