AVH abordou o futuro na tomada de posse

Um programa "responsável, exequível e ambicioso" foi o que o presidente da Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH), José Diogo Silva, preconizou para o novo mandato, na tomada de posse dos órgãos sociais da Associação, que se realizou, no passado sábado, na Sociedade Martins Sarmento.

O responsável avançou algumas das ideias explanadas no  plano de actividades para o próximo biénio, onde consta também o projeto chamado " AVH nas Escolas". "Será um projeto que queremos que seja posto em prática, em parceria com o município e com as escolas profissionais do concelho, com o curso de hotelaria, restauração e pastelaria. Queremos levar a realidade dos nossos associados aos alunos do 9º ano de todas as escolas do concelho. Queremos levar-lhes a experiência da cozinha ou a genialidade da gestão de equipamentos hoteleiros. Pretendemos com isto cativar os jovens para um sector da economia local cada vez mais em crescimento. Isto, esperamos, a longo prazo trará às empresas de restauração e hotelaria da cidade uma maior valorização e um maior ímpeto para o crescimento dos seus negócios", explicou.

A AVH pretende ainda organizar a iniciativa  "Fábrica do Presente" com o objectivo de colocar em discussão o sector. "Depois do mês da Fábrica de Futuro, iremos propor ao município que juntamente com a AVH e outras associações da região, organize o mês ou as semanas da Fábrica do Presente. A fábrica do turismo e da economia local de restauração e hotelaria. Quais os desafios a enfrentar, quais os passos que têm de ser dados e qual o futuro do sector em Guimarães. Discutir e debater estes sectores é preservar a estabilidade económica e social do concelho", defendeu José Diogo Silva.

Num discurso de união e de diálogo, o presidente da AVH sustentou que este é "um projecto de Guimarães para Guimarães". "Não é um projeto de egos, ambições ou desunião. É um projecto onde as pessoas ficam, onde se encaram os problemas e as dificuldades com a capacidade de gerar ainda mais união e espírito crítico. Nós que nos propomos a representar um sector, temos de ser os elos que ligam as palavras, os passos que guiam os outros para um caminho melhor e a voz de todos aqueles que se querem ouvir sem ter que gritar. Esta é a nossa ideia de associação. Uma associação que desde o início protege e defende o sector da hotelaria e restauração em Guimarães", apontou. 

Na cerimónia foram ainda entregues prémios aos associados da AVH. O prémio reconhecimento foi entregue ao Café Concerto Vila Flor, ao Prost, e ao Museu do Presunto. Já o prémio Evento do Ano 2023 recaiu no Festival Mucho Flow. Por último, o Prémio de Louvor 2023 foi entregue para Tio Júlio.

Marcações: Associação Vimaranense de Hotelaria

Imprimir Email