Guimarães acolhe elite do padel nacional até domingo

images/2024/Janeiro/Padel_CI.jpg

Guimarães acolhe a partir desta quarta-feira o torneio de padel Open Emblezart, que decorrerá até domingo, dia em que se realizam as finais.
Integrado no calendário oficial da Federação Portuguesa de Padel, o torneio, organizado pela Associação Vimaranense de Hotelaria, traz a Guimarães quase 700 jogadores.

O Open Emblezart tem o campo principal instalado no Plataforma das Artes, local onde decorreu a conferência de imprensa de apresentação. “O torneio nasceu de uma ideia que a Associação quis trazer para Guimarães, para o seu espaço público”, destacou José Diogo Silva. O presidente da Associação Vimaranense de Hotelaria entende que a competição “ajuda a dinamizar o espaço público, a capitalizar os negócios seus associados e de Guimarães como destino turístico e marca desportiva”.

O director do torneio, Luís Reis, ressalvou a importância de contar com 692 atletas inscritos, sendo que 70% não são de Guimarães, que vão competir em 13 categorias. Nas categorias principais, M1 e F1, vão participar nomes conhecidos da modalidade como Peu Araújo, campeão nacional, Pedro Perry, vice-campeão nacional, assim como os primeiros três classificados do ranking e ainda José Alexandre Meireles, vimaranense que é 6.º do ranking. Na prova feminina estará em Guimarães a vice-campeã nacional Clarinha Santos, que também é campeã nacional sub-18, além de Catarina Santos, Cláudia Gaspar e Catarina Vilela, as primeiros três classificadas do ranking.

A vereadora Sofia Ferreira destacou “a importância deste tipo de eventos na dinamização económica e atração de mais pessoas”. “É uma prova que tem uma importância assinalável, com muitos participantes inscritos que são fora de Guimarães. É um evento igualmente internacional, é uma iniciativa a que urge dar visibilidade. Devo destacar igualmente a escolha do local, a AVH soube apresentar uma proposta para trazer a este espaço, capaz de atrair eventos de múltiplas características”, acrescentou.

Na componente social, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, representada pelo seu presidente, José Pedro Castro, vai aproveitar a realização do evento para promover uma campanha de angariação de sócios e venda de rifas. “É um evento extraordinário porque consegue aliar o desporto, o entretenimento, a cultura e a parte solidária. Juntar todos estes factores diz muito da magnitude da primeira edição deste evento, certamente teremos a segunda”.


Marcações: Associação Vimaranense de Hotelaria, Padel

Imprimir Email