Vimágua alerta para tentativas de burla por empresas comercializadoras de filtros de água
A Vimágua alerta para eventuais tentativas de burla, associando o nome da Vimágua e dos Municípios de Guimarães e Vizela.
que impliquem contactos telefónicos ou a realização de demonstrações", sublinhando que "o plano de controlo de qualidade de água é da exclusiva responsabilidade da Vimágua, não
estando, por norma, prevista a recolha de amostras de água em casas particulares, só o é nas situações em que não há nas imediações cafés ou outros estabelecimentos de acesso ao
público".
Em todo o caso, acrescenta a Vimágua, havendo a necessidade de recolher uma amostra de água em casas particulares, "o técnico da Vimágua vai devidamente identificado e limita-se a recolher a água, não faz outras considerações".
Segundo a Vimágua, as referidas empresas que comercializam filtros entram, normalmente, em contacto via telefone, referindo que querem agendar uma data para se dirigirem às habitações particulares a fim de prestarem esclarecimentos sobre a qualidade da água".
A propósito das tentativas de burla, a Vimágua lembra que "o apelo à saúde dos consumidores é uma das estratégias destas empresas, e para isso realizam experiências e testes que induzem a ideia de que a água pública de distribuição é de má qualidade". Lembra que uma das experiências normalmente efectuadas é a da eletrólise da água da torneira (processo de separação dos elementos químicos presentes na água através da corrente eléctrica).
A terminar, a Vimágua lembra que a água distribuída por aquela empresa intermunicipal "é obrigatoriamente controlada por análises rigorosas efectuadas na torneira do consumidor" de acordo com a legislação em vigor, sendo os resultados obtidos divulgados trimestralmente no seu sítio electrónico, em www.vimagua.pt e afixados nos locais de atendimento ao público, estando a Vimágua, periodicamente, sujeitas a inspeções da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e das Autoridades de Saúde Pública.
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