Gabinete RACE procurado por mais de 750 clientes bancários

ABRANGÊNCIA populacional em área geográfica com mais de 1 milhão de habitantes

Desde que iniciou funções no final de 2021, mais de 750 clientes bancários solicitaram apoio ao Gabinete RACE - Rede de Apoio ao Cliente Bancário que está instalado no edifício da Comunidade Intermunicipal do Ave, onde também funciona o TRIAVE - Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa.

Em entrevista recente concedida à Rádio Santiago, Laura Ferreira, Coordenadora de Divulgação do Gabinete RACE realçou a adesão dos clientes bancários com dificuldades no cumprimento de contratos de crédito na procura da entidade que tem como missão informar, aconselhar e acompanhá-los quando se encontram em risco de incumprimento ou que já tenham prestações em atraso. "Somos um apoio e o acesso ao nosso serviço é gratuito", observou, ao dar conta que o atendimento poderá ser presencial, telefónico ou por e-mail", acrescentou, ao justificar que já deram entrada no RACE "138 processos de acompanhamento e mais de 240 pedidos de informação que tiveram o devido encaminhamento".

"Por exemplo, um processo de acompanhamento surge quando um cliente bancário desloca-se ao gabinete RACE, expondo a sua situação. Existem mecanismos para ajudar o consumidor que já tem, ou poderá vir a ter dificuldades no cumprimento das suas obrigações no âmbito dos contratos de crédito", disse, explicando que o RACE tem a função de "apoiar o consumidor na análise das propostas apresentadas pelas instituições de crédito no âmbito do PARI - Plano de Acção para o Risco de Incumprimento e do PERSI - Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento, ou mais recentemente as medidas que se aplicam directamente ao crédito à habitação".

A Coordenadora de Divulgação do Gabinete RACE mostra-se satisfeita com o impacto do serviço, ao fazer o balanço da actividade de apoio que tem propósito de aconselhar e acompanhar clientes bancários que se encontrem em risco de incumprimento ou que já tenham prestações em atraso, bem como apoiar o cliente bancário na avaliação da sua capacidade de endividamento.

"Não podemos intervir directamente nas negociações. Não podemos ser uma terceira parte na relação entre o cliente bancário e a instituição financeira, somos o suporte de rectaguarda dos clientes bancários", advertiu, indicando que a procura pelo apoio e orientação tem de ser uma iniciativa do cliente bancário. "Eles vêm ter connosco, nós analisamos a sua situação e se for necessário redigir uma carta, ou colaborar na avaliação de uma proposta nós fazemos, mas a relação é sempre entre cliente bancário e entre instituição financeira, nós não temos competências legais para mediar, somos um apoio", indicou, destacando que a acção daquela entidade é sempre extrajudicial.

Quase dois anos após a entrada em funcionamento do RACE, Laura Ferreira observa que o perfil dos clientes bancários que procuram o Gabinete sofreu alterações. "No início, os clientes bancários que chegavam ao nosso gabinete estavam numa situação financeira muito difícil, possivelmente por desconhecimento da existência do Gabinete e dos serviços por ele prestados, por alguma falta de literacia financeira no que significa contrair um empréstimo, as soluções que tínhamos para apresentar eram poucas, porque a situação financeira estava muito degradada", recordou, frisando que "nessa ocasião os clientes apresentavam-se com um significativo número de créditos, associado muitas vezes a uma situação de desemprego por causa de situações decorrentes da pandemia. Tivemos casos de sucesso de renegociação de créditos".

"No presente", assinalou Laura Ferreira, "o perfil mudou". "Temos uma significativa percentagem de clientes bancários que recorrem ao RACE por causa do crédito à habitação, o que não acontecia no início, porque quando a nossa actividade começou quem nos encontrava tinha questões relacionadas com vários créditos ao consumo e com cartões de crédito".

Insistindo no apelo para que "os clientes bancários sejam preventivos", a responsável indicou que podem solicitar aconselhamento ao Gabinete RACE antes de contraírem um empréstimo "para a avaliação da proposta" em função da taxa de esforço que representará para o orçamento familiar mensal". "É uma enorme responsabilidade contrair um crédito seja ele pessoal, seja ele um crédito à habitação", sublinhou, reiterando a importância da formação financeira para orientar a tomada de decisões, muitas vezes, com consequências para "uma vida".

Os municípios abrangidos pelo Gabinete RACE do Triave são Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto. Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Felgueiras, Guimarães, Lousada, Marco de Canaveses, Mondim de Basto, Paços de Ferreira, Penafiel, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Trofa, Santo Tirso, Resende, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vieira do Minho e Vizela, com uma abrangência populacional de mais de 1 milhão de habitantes.

O Gabinete RACE funciona de segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h00, estando instalado na Rua Capitão Alfredo Guimarães, 1 4800-019 Guimarães, por contacto telefónico: 253 422 410/913578000 ou por e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Marcações: TRIAVE, Gabinete RACE - Rede de Apoio ao Consumidor Endividado

Imprimir Email