TRIAVE e Anacom fortalecem cooperação
O TRIAVE – Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa e a Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações, estiveram esta segunda-feira reunidos para fortalecer a cooperação entre as duas entidades.
O responsável do TRIAVE, Pedro Sousa, reiterou o esforço de cooperação com a Anacom, lembrando que grande parte dos conflitos do Centro de Arbitragem estão sob alçada desta entidade. "É especial a cooperação com a Anacom, considerando que cerca de metade dos processos que recebemos respeitam a comunicações electrónicas e a serviços postais. Aliás, dos 1.505 processos que recebemos, 716 dizem respeito ao sector da Anacom, dos quais 688 são precisamente comunicações electrónicas, ou seja, telefone, internet, televisão e pacotes de serviço", apontou o director-executivo, acrescentando que o processo das comunicações electrónicas funciona de uma forma "especialmente rápida". "Em 2021, o tempo médio de resolução de um processo durou 36 dias, ou seja, pouco mais de um mês", explicou.
A reunião serviu ainda para apresentar a nova plataforma digital que a Anacom vai disponibilizar aos utilizadores e Centros a partir de Novembro. De acordo com a administradora, Paula Meira Lourenço, a «Plataforma do Conhecimento» vai servir todos os sete Centros de Arbitragem do país, "não só para a divulgação do trabalho de justiça de proximidade que os Centros fazem junto das populações, reforçando os desejos da Anacom na defesa dos consumidores, mas também com uma divulgação de informação que permite uma maior proteção dos consumidores".
A nova plataforma da Anacom vai permitir partilhar informação e conhecimento, aumentar a eficiência e simplificar a interação entre utilizadores, assegurar formação e criar um espaço de reunião e cooperação.
Paula Meira Lourenço destacou ainda o "excelente desempenho" do TRIAVE, recordando que abrange 19 municípios e mais de 900 mil pessoas consumidoras de serviços públicos, nomeadamente na área abrangida pela Anacom.
Marcações: TRIAVE, Anacom, Plataforma do Conhecimento