Nova linha de alta velocidade "preparada para servir Guimarães"
A nova linha de alta velocidade não vai servir apenas as cidades de Lisboa e Porto.
Na apresentação do projecto que decorreu na estação de Campanhã, no Porto, o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, sublinhou que a nova linha terá múltiplas ligações à rede Nacional Ferroviária, apontando que também servirá Guimarães.
"Um grande benefício da integração da linha de alta velocidade na rede ferroviária nacional é permitir que os benefícios da construção deste nova linha se estendam ao resto do País", salientou.
A título de exemplo, o responsável da IP afirmou que um comboio pode sair de Lisboa e em Leiria tomar a linha do Oeste e servir a Figueira da Foz, diminuindo o tempo de viagem entre esta cidade e a capital mesmo não estando no eixo Porto - Lisboa.
"Se pensarmos em Braga e Guimarães e em muitas outras cidades, vão também beneficiar deste eixo e isto é uma característica marcante deste investimento. Ou seja, os benefícios não vão ficar limitados ao eixo Porto - Lisboa, nem às cidades intermédias mas vão estender-se ao resto do País"
Na sua intervenção, Carlos Fernandes referiu-se às "cidades servidas" referiu que a nova linha começará em Campanhã, numa nova estação "preparada para ficar ligada à Linha do Minho, continuando, primeiro, para Braga e Guimarães".
Segundo Carlos Fernandes, o principal ganho com a construção da nova linha de alta velocidade será a redução para 1h15 o tempo na ligação ferroviária entre as cidades de Porto e Lisboa, em 2030. Um projecto para construir em três fases: Porto - Soure até 2028, Soure - Carregado até 2030. A terceira fase, entre Carregado e Lisboa, "será construída mais tarde", disse Carlos Fernandes.
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