Guimarães recebe esta segunda-feira grupo de 26 refugiados yazidi
26 pessoas da comunidade yazidi do Iraque com necessidade de protecção internacional vão ser recebidas esta segunda-feira em Guimarães.São seis famílias compostas por oito mulheres, sete homens e 11 crianças que chegam ao abrigo do «Guimarães acolhe» programa coordenado pela Câmara Municipal e que envolve cerca de duas dezenas de instituições vimaranenses.
Os refugiados vão ficar instalados nas freguesias de Tabuadelo, Brito, Atães, Costa e Lar de Santa Estefânia.
Os 26 refugiados que são esperados esta segunda-feira, juntam-se a cerca de quatro dezenas que começaram a chegar a Guimarães no final do ano passado.
O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, diz que perante o drama de refugiados, Guimarães quer ser um exemplo nacional de acolhimento.
A Associação para o Desenvolvimento Local vai acolher uma família. Gabriela Nunes fala de um grande desafio que está a ser encarado com grande entusiasmo.
A Junta do Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas representa o Arciprestado de Guimarães e Vizela no acolhimento de uma família. Ernesto Machado, fala de uma disponibilidade que se enquadra no tempo quaresmal dos cristãos de preparação para a Páscoa.
O Lar de Santa Estefânia já acolhe crianças de vários países. Desta feita, Fernando Alves Pinto diz que a centenária instituição vimaranense está pronta para receber um casal jovem comum bebé recém nascido.
Os refugiados yazidi chegam esta segunda-feira a Guimarães mas o acolhimento começou a ser preparado há mais de duas semanas. Graças à solidariedade de privados e empresas, as habitações estão devidamente preparadas para a melhor recepção, como salientou José Catarino dos Santos, do Lions Clube de Guimarães.
Marcações: Sociedade