Escola Hotel do IPCA trará para Guimarães 500 estudantes

A nova Escola Superior de Hotelaria do IPCA que será instalada em Guimarães deverá entrar em funcionamento antes de 2020 e trará para a cidade cerca de 500 estudantes. A revelação foi feita na manhã desta segunda-feira em conferência de imprensa.

Após a aprovação por parte do Ministério da Ciência e Ensino Superior para a criação da Escola Superior de Hotelaria do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) em Guimarães, esta segunda-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, foi feita uma conferência de imprensa para assinalar esse mesmo facto.

Esta "Escola-Hotel" trará para Guimarães todos os níveis de ensino no que ao turismo diz respeito, desde a Hotelaria, Gestão Turística, Gastronomia e Tecnologia Alimentar. 
João Carvalho, antigo presidente do IPCA disse que a criação de uma "Escola do IPCA em Guimarães veio colmatar uma necessidade existente" na instituição que dirigiu durante mais de 20 anos. Assim sendo, serão cerca de 400 a 500 alunos que terão aulas nos mais diversos cursos, nos vários níveis, que serão leccionados na Escola Superior de Hotelaria.

Agostinho Silva, presidente do IPCA, gostaria de a escola arrancasse "o mais depressa possível", por isso, entre a decisão da localização, as obras de requalificação e a instalação de todos os serviços, o presidente do IPCA espera que a Escola-Hotel comece a funcionar antes de 2020. Quanto ao modelo aplicado, Agostinho Silva diz que o IPCA terá uma equipa de profissionais a gerir a Escola, e que ali serão instalados cerca de 10 quartos para os turistas.

Filipe Fontes. director do departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Guimarães, explicou que já foram identificados alguns edifícios para a instalação da Escola-Hotel, entre eles a Casa do Costeado na Cruz de Pedra, a Casa da Cantonha na Costa, e a Fábrica dos Frigoríficos na zona de Couros.

Domingos Bragança. Presidente da Câmara Municipal admitiu a preferência pela Casa do Costeado para a instalação da Escola Superior de Hotelaria, no entanto admitiu que outros locais estão a ser equacionados e que a escolha da localização ficará sujeita a várias análises entre elas, o custo de aquisição e o custo da requalificação para a referida instalação da Escola-Hotel. 

 

 

Marcações: Sociedade

Imprimir Email