Distinção da Agência de Medicamentos dos Estados Unidos reforça "perfil universitário" do Hospital de Guimarães

O Centro Académico e de Formação (CAF) do Hospital de Guimarães recebeu aprovação da Agência de Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), reconhecendo e reforçando o seu "perfil universitário". 

Em comunicado, o Hospital da Senhora da Oliveira sublinha que o Centro "tem vindo a fazer um investimento de destaque na melhoria contínua da sua capacidade de desenvolver Investigação Clínica".
"Ao longo dos últimos quatro anos, o CAF, tem obtido um reconhecimento nacional e internacional por força desse constante esforço das equipas de investigação, que se afirmam em vários estudos como os principais contribuintes a nível europeu, tendo sido sempre esta uma das grandes apostas da administração desta instituição, posicionando-se cada vez mais claramente como um Hospital Universitário", refere.

"Em reconhecimento desse trabalho e da renovação da certificação do Centro, a Food and Drug Administration (EUA) decidiu fazer uma auditoria minuciosa ao trabalho desenvolvido pelo Centro Académico num dos estudos em que a equipa do HSOG havia tido um papel nuclear", explica no comunicado, ao dar conta que o relatório dessa auditoria realizada em fevereiro deste ano atribui a classificação final de "“no action indicated” (NAI), indicando que nenhuma condição ou prática questionável foi encontrada durante a inspeção".

"Este é um evento pouco frequente, não só dada a baixa frequência com que a FDA faz inspeções no nosso país, mas também pela atribuição desta distinção", anota, acrescentando: "a investigação clínica é assim reconhecida internacionalmente neste hospital como de excelência, criando um óbvio desiderato para que o Hospital de Guimarães se coloque num patamar de Hospital Universitário".

No mesmo comunicado, o Hospital faz alusão à publicação anual da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) sobre as instituições hospitalares com mais investimento em actividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Portugal, com base nos resultados do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional – IPCTN, no qual o HSOG participa ininterruptamente desde 2018.
Nos quatro indicadores avaliados, o HSOG obteve progressos em relação ao ano de 2021, representando o investimento que é realizado pelo hospital em investigação clínica.

O percurso do HSOG tem sido ascendente nos últimos 4 anos, estando atualmente posicionado no top 10 dos hospitais com maior investimento em iniciativas de I&D em todas as áreas e domínio avaliados.
"Muito deste constante estímulo provém dos mais de 1500 alunos que este Hospital Escola recebe anualmente, e do apoio constante de 34 instituições de Ensino Superior, das quais de destaca a relação de longa data com a Universidade do Minho, que comprova o seu perfil de Hospital Universitário. Estes são resultados muito gratificantes, que o HSOG não toma por certos ou garantidos, reforçando a necessidade de promover um esforço contínuo de melhoria e trabalho, esperando assim poder contribuir para a afirmação da Investigação Clínica de todo o Ecossistema científico Português e internacional", manifesta o Hospital.

Marcações: Hospital da Senhora da Oliveira, Centro Académico e de Formação

Imprimir Email