Operação «Salus»: Contratos suspeitos no valor de 21 milhões de euros na origem das buscas no Hospital de Guimarães

A Polícia Judiciária (PJ) adiantou que na origem das buscas que estão a ser efectuadas no Hospital de Guimarães estão contratos suspeitos estabelecidos com sociedades comerciais com interesses na área da saúde, no valor de cerca de 21 milhões de euros.

Em comunicado, a PJ esclarece que a operação policial dá cumprimento à execução de 12 mandados de busca e apreensão, visando o Hospital e onze sociedades comerciais ligadas ao sector da saúde. As buscas decorreram nas cidades de Guimarães, Lisboa e Porto.

Participaram na operação «Salus» investigadores e peritos da Polícia Judiciária, um Juiz de Instrução Criminal, sete Magistrados do Ministério Público do DCIAP e ainda sete elementos da IGAS.

No inquérito em apreço, indica o comunicado, "investigam-se factos suscetíveis de enquadrar a prática dos crimes de corrupção, participação económica em negócio e abuso de poder".

"As diligências incidem sobre contratos celebrados pela Unidade Hospitalar em causa, entre 2015 e 2018, visando a instalação de uma Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiológica (UDIC), sem a prévia e necessária autorização do Ministério da Saúde.

A investigação tem por objeto, ademais, suspeitas de que a instalação da UDIC, ao contrário do que foi veiculado publicamente, não tenha sido financiada por donativos da sociedade civil, mas sim por sociedades comerciais com interesses na área da saúde, as quais vieram posteriormente a celebrar contratos com a Unidade Hospitalar, no valor de aproximadamente 21.000.000 €, em condições bastante desfavoráveis para o erário público", indica a PJ.

A Polícia Judiciária, no inquérito dirigido pelo DCIAP, prosseguirá a investigação, após a realização subsequente da análise à prova agora recolhida, visando o apuramento integral de todas as condutas criminosas, o seu cabal alcance e, bem assim, a sua célere conclusão.

Foto: www.policiajudiciaria.pt

Marcações: Hospital de Guimarães, Polícia Judiciária, Hospital da Senhora da Oliveira

Imprimir Email