Ministra da Cultura reuniu com movimento associativo e artístico de Guimarães
Na sua recente visita a Guimarães, a Ministra da Cultura reuniu com associativistas e artistas vimaranenses. A revelação foi feita pelo líder do PSD de Guimarães. Em conferência de imprensa realizada esta terça-feira, Ricardo Araújo destacou a importância deste encontro que teve dois objectivos concretos, "apresentar e destacar o enorme talento e trabalho cultural forjado em Guimarães, tanto artístico como associativo, proporcionar um espaço de reflexão sobre os desafios do presente e do futuro no do domínio da cultura e das artes, em Guimarães e no País", possibilitando "uma melhor visão, em Lisboa, do que é e são os anseios e constituem a energia vital e as dificuldades das várias associações e artistas locais".
No encontro com os jornalistas, Ricardo Araújo revelou ainda desafios para a valorização da cultura como sector de desenvolvimento e crescimento concelhio. Valorizar um sistema misto, onde a dinâmica e oferta cultural de Guimarães resulta de um palco onde actuam entidades públicas, associativas e privadas, essencialmente em regime de complementaridade; além da programação cultural de qualidade, criar condições para que Guimarães se projecte como uma cidade criadora de cultura, atrativa para os artistas se instalarem, viverem e produzirem e continuar a formar mais e novos públicos. Por último, a gestão eficiente dos equipamentos públicos.
Ricardo Araújo salientou ainda que os protocolos assinados aquando da visita da Ministra da Cultura a Guimarães, evidencia que "a dinâmica política produz resultados concretos" sendo que "a cultura é intrínseca a Guimarães".
Marcações: PSD , Ricardo Araújo