Deputado Ricardo Araújo reuniu com Ministra da Cultura e defendeu mais investimentos em Guimarães

images/fotoarquivo/2018/politica_psd/ricardo_araujo_ministra_cultura.jpg

O Presidente do PSD de Guimarães, na qualidade de deputado na Assembleia da República, reuniu com a Ministra da Cultura para defender junto do Governo mais investimentos para Guimarães.

No encontro, Ricardo Araújo solicitou o financiamento do Orçamento de Estado para o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), maior investimento da Capital Europeia da Cultura de 2012 que é actualmente financiado apenas pelo Município. Defendeu ainda a realização "urgente" de obras de restauro e reabilitação na Igreja de Santa Marinha da Costa, imóvel de interesse público e monumento nacional que aguarda a realização de uma intervenção desde 2014, bem como a participação e apoio do Governo às comemorações dos 900 anos da Batalha de S. Mamede, que se assinalam em 2028.
Na reunião de trabalho mantida com a Ministra da Cultura, Dalila Aguiar Rodrigues, o deputado do PSD reivindicou o «justo financiamento nacional ao CIAJG para combater e colocar termo uma injustiça que tem mais de 10 anos", face ao apoio atribuído pelo Governo ao Porto e Lisboa por terem sido Capital "Guimarães reivindica justamente este apoio do Governo desde 2013, mas infelizmente nunca o viu concretizado, particularmente nos últimos oito anos de governo do PS, pelo que se torna imperativo que seja reposta a igualdade e justiça nesta matéria", sublinha o deputado do PSD.

De igual modo, Ricardo Araújo sensibilizou a ministra Dalila Aguiar Rodrigues para "a necessidade de reabilitação urgente da Igreja de Santa Marinha da Costa, um imóvel de interesse público e monumento nacional, um verdadeiro tesouro patrimonial que se degrada há anos, sem que o Governo do PS tenha realizado qualquer intervenção para responder aos justos anseios e preocupações dos responsáveis da Paróquia e da Freguesia da Costa", considerando a situação "inadmissível".

Na mesma reunião mantida com a Ministra da Cultura, o também Presidente do PSD de Guimarães defendeu que «a comemoração dos 900 anos da Batalha de S. Mamede deve ser uma celebração nacional, na qual o Governo deve estar envolvido e empenhado, contribuindo para o maior êxito e alcance desta importante celebração. Importa salientar e salvaguardar que este Governo já incluiu, de resto, no seu programa a celebração dos 900 anos da Batalha de S. Mamede de 1128. Mas desejo que o Governo esteja sensibilizado, comprometido e empenhado juntamente com o Município nesta importante celebração para Guimarães e o país», concluiu Ricardo Araújo.


Marcações: PSD , Ricardo Araújo

Imprimir Email