Governantes 'preparam' Verão em Guimarães

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, marcou presença em Guimarães, esta segunda-feira, para reunir com autarcas da região norte para debater a prevenção dos incêndios rurais e apresentar os fundos europeus disponíveis em matéria de Proteção Civil.

Em declarações aos jornalistas, antes do encontro que teve lugar no Teatro Jordão e que abriu um ciclo de reuniões sobre “Preparar o verão no inverno”.

Na companhia da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, o Ministro da Administração Interna adiantou que estas 24 sessões programadas envolvem várias tutelas. "O objectivo é prepararmos o Verão no Outono e Inverno. Cada vez mais as condições meteorológicas, por força das alterações climáticas, far-se-ão sentir de uma forma muito intensa. É muito importante que todos os actores, desde das freguesias, municípios ou comunidades intermunicipais com as autoridades da Administração Central, nomeadamente com a Autoridade Nacional de Emergência da Proteção Civil, possam trabalhar para o Verão que será mais exigente do que o de 2022", explicou aos jornalistas José Luís Carneiro.

O Governante prometeu dialogar nas próximas semanas com os autarcas de todo o país - organizadas em cooperação com as cinco comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) para, entre outros objectivos, sensibilizar os municípios para a limpeza das faixas primárias de combustível. "Há deveres que competem aos cidadãos e há outros que competem às freguesias e aos municípios, nomeadamente com planos municipais de defesa da floresta contra incêndios aprovados e atualizados, bem como os planos de protecção civil. Isto para que todos, em cooperação, possamos estar mais preparados para a época dos incêndios. Uma época que, por vezes, sentimos muita incapacidade para fazer face a desafios tão complexos", acrescentou.

Aos fundos europeus, segundo José Luís Carneiro, podem candidatar-se às associações dos bombeiros e autarquias. "Estamos a falar de 122 milhões de euros de fundos europeus para apoiar em equipamentos e infraestruturas para criar resiliência, ou seja, capacidade para que as populações, bombeiros e autarquias estejam mais capacitadas e preparadas para fazer face aos incêndios florestais, mas também aos riscos naturais que vimos há pouco tempo nas cidades portuguesas", concluiu.     

Nestas reuniões, com as entidades directamente responsáveis pelas diferentes componentes da prevenção de incêndios rurais, participam os membros das áreas governativas da Administração Interna, do Ambiente e da Acção Climática, da Coesão Territorial e da Agricultura e Alimentação.

 

Marcações: Ministro da Administração Interna

Imprimir Email