Ministro da Administração Interna reúne com autarcas da região norte em Guimarães

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, reúne na próxima segunda-feira, pelas 15h00, com autarcas da região norte para debater a prevenção dos incêndios rurais e apresentar os fundos europeus disponíveis em matéria de Proteção Civil, em Guimarães.

O encontro que terá lugar no Teatro Jordão abre um ciclo de reuniões sobre “Preparar o verão no inverno”, que José Luís Carneiro manterá nas próximas semanas para dialogar com os autarcas de todo o país - organizadas em cooperação com as 5 comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) para, entre outros objetivos, sensibilizar os municípios para a limpeza das faixas primárias de combustível.

Nestas reuniões, com as entidades diretamente responsáveis pelas diferentes componentes da prevenção de incêndios rurais, participam os membros das áreas governativas da Administração Interna, do Ambiente e da Ação Climática, da Coesão Territorial e da Agricultura e Alimentação.

Estas iniciativas – que começam dias depois do seminário europeu sobre lições aprendidas dos incêndios rurais de 2022 na União Europeia, realizado em Lisboa e focado em três objetivos: prevenção, preparação e resposta - visam também divulgar as novas linhas de acesso aos fundos europeus em matéria de Proteção Civil.

Ao nível do Plano de Recuperação e Resiliência há cerca de 20 milhões de euros para a área da Proteção Civil, dos quais 12,6 milhões de euros para a aquisição de veículos florestais, 6 milhões de euros para a compra de Equipamentos de Proteção Individual destinados ao reforço da segurança pessoal dos bombeiros e 1 milhão de euros para a formação de 3.300 agentes de proteção civil (na sua maioria bombeiros).

Nas próximas semanas - sob o lema de que é no outono e no inverno que se preparam a primavera e o verão -, o Ministro da Administração Interna participará em ações de prevenção desenvolvidas e concretizadas pelos municípios, bem como em reuniões com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e Comandos dos Corpos de Bombeiros das 24 comunidades intermunicipais.

José Luís Carneiro estará ainda presente em actividades promovidas pelas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e Comandos dos Corpos de Bombeiros, para planear e preparar as respostas necessárias à prevenção e combate aos fogos florestais no verão.

Marcações: Ministro da Administração Interna

Imprimir Email