Oposição alertou para "mal-estar" entre equipas do Município

A Oposição alertou a maioria socialista para a existência "de mal-estar" entre a estrutura técnica e a equipa directiva responsável pela gestão do Município de Guimarães.
Numa intervenção feita no período antes da ordem do dia, o Vereador do PSD, Bruno Fernandes, considerou ser necessário "acarinhar e valorizar" os recursos humanos do Município, fazendo alusão à recente demissão do Director do Departamento de Desenvolvimento do Território, acompanhado de um pedido de licença sem vencimento por um período de dois anos.

"É a esta mesa que se gere os destinos desta casa, os recursos humanos são a máquina do Município", observou o representante social-democrata, justificando que consultou "a missiva de demissão daquele técnico e "o motivo principal não foi tanto a questão do cansaço, mas sim algum afastamento ou desfasamento quanto à estratégia do Município, alguma dificuldade de comunicação".

"Isto é algo que se vai sentindo nesta casa, algo transversal a muitos departamentos", continuou, apontando a existência de "algum mal-estar, agastamento com a gestão da casa, com a forma como a comunicação é difícil". "Esta mesa decide muito, mas depois há uma estrutura de mais de mil funcionários que executa. Por mais boa vontade que tenha o Sr. Presidente e dos srs. vereadores com pelouros, se a máquina municipal não estiver motivada, não estiver acarinhada, se não tiver da parte do Executivo uma sintonia naquilo que é a estratégia da Câmara e não no que é a estratégia do Partido Socialista, depois torna-se o processo difícil", alegou Bruno Fernandes.

"Acho que o Sr. Presidente tem, se calhar, de chamar a si algumas questões que andam por aí um pouco perdidas", apontou o líder da Oposição, fazendo questão de demarcar: "com toda a sinceridade, não surfo a onda dos que dizem que o Sr. tem uma equipa em que 50 por cento são muito jovens e sem experiência. Não surfo a onda dos que dizem que o Sr. Presidente está no último mandato, não surfo a onda dos que dizem que parte dos vereadores estão concentrados nas regras do partido socialista mais do que na gestão municipal", assinalou, concluindo: "estamos a enfrentar um momento em que a máquina e a gestão têm de estar em sintonia".

Município vai ter directores municipais

Na reacção, o Presidente da Câmara reconheceu que certos grupos profissionais "estão a ser muito procurados pelo sector privado" e têm aumentado os pedidos de licença sem vencimento". "Os arquitectos são muito cobiçados", afirmou Domingos Bragança, ao dar conta que os técnicos do Município solicitam licenças sem vencimento em que "colocam pretextos de outra natureza''. "A administração pública está a ter estas situações no País, em que os profissionais entendem que podem ter outras oportunidades e pedem essas licenças sem vencimento", acrescentou, sublinhando que estas situações estendem-se ao sector dos técnicos de informática.

Atendendo à dimensão do Município de Guimarães, o Presidente da Câmara anunciou que está a ser trabalhada uma revisão do organograma, de modo a ser possível a criação de cargos de Direcção Municipal. "Todos os municípios da nossa dimensão têm direcções. Não temos directores municipais. Estamos a trabalhar esta possibilidade", frisou, acrescentando que esse lugar poderá ser para "dois ou três dirigentes" cuja função tem "uma melhor remuneração". "Mas, a revisão do organigrama é para dar melhor coordenação a toda a estrutura municipal", justificou, adiantando que prevê a criação de lugares "para já de dois directores municipais". "É uma discussão que está a ser feita, mas que não está ligada à saída de alguns profissionais por um tempo limitado. É para dar mais funcionalidade à estrutura municipal", insistiu, apontando que as novas competências que serão transferidas para o Município "obrigam a uma maior coordenação". "Poderá haver um Director que abranja a área Social, da Educação e da Saúde, e outro para as estruturas mais operativas de planeamento, gestão e conservação de infraestruturas", frisou, indicando que brevemente a proposta será apresentada em reunião do Executivo brevemente para que conste da agenda da próxima Assembleia Municipal.

Marcações: reunião de câmara

Imprimir Email