Guimarães ficará com 46 juntas de freguesias
Afinal a Reforma Administrativa Local, que o Governo pretende levar a efeito, aponta para a agregação de 23 das actuais 69 freguesias do concelho de Guimarães. Recentemente o Conselho de Ministros aprovou a proposta de lei que vem alterar as indicações contidas no chamado Livro Verde da Administração Local. O documento apontava para a agregação da maioria das freguesias do concelho de Guimarães, tendo-se chegado a admitir que fossem eliminadas mais de 40 das 69 juntas de freguesia.Com as recentes alterações ao documento, aprovado em Conselho de Ministro e que vai agora ser submetido à discussão, na especialidade, na Assembleia da República, Guimarães deverá ficar com 46 juntas de freguesias.
O Presidente da Câmara reconhece que há uma grande diferença entre aquilo que era a proposta do Livro Verde e a proposta de lei do Governo que agora está em discussão e reconhece que a ser aprovada esta proposta de lei a reforma será mais fácil de concretizar em Guimarães, apesar de deixar alguns resquícios.
Segundo o Autarca "a lei vai ser cumprida em Guimarães".
Para a Concelhia de Guimarães do PSD a Câmara não pode limitar-se a cumprir a proposta de Lei do Governo. André Coelho Lima diz que Guimarães deve fazer a reforma que interessa e não aquela que interessa ao critério matemático do governo e da troika referindo ainda que faz todo o sentido realizar a reforma no território do Concelho e que a Câmara não pode assumir uma postura passiva neste processo.
Marcações: Política