VÍDEO: Realidade da evolução turística no Concelho com análises contraditórias
Os números continuam a ser contraditórios. A realidade do sector turístico no concelho de Guimarães esteve em discussão na reunião do executivo municipal.Na sequência da tomada de posição do PSD e da reacção do Vereador responsável pela área do turismo, tal como tinha sido anunciado pelo Presidente da Câmara, o tema voltou a ser analisado.
Durante a reunião, o Vereador do PSD, André Coelho Lima, assinalou que os números do turismo são crescentes, mas as potencialidades de Guimarães justificam os números superiores. Baseando a sua argumentação nas estatísticas do INE, o Vereador lamentou que Guimarães fique atrás de Braga ao nível da ocupação hoteleira.
Já o Vereador Amadeu Portilha indicou que os vereadores do PSD quiseram marcar a agenda política, ao fazer uma conferência de imprensa sobre turismo que enferma de vários erros. Amadeu Portilha observou que as estatísticas do INE relativamente ao alojamento nos hóteis não batem certo com os dados recolhidos pelo Município directamente junto dessas unidades.
No final da reunião, o Presidente da Câmara destacou que a rivalidade com os municípios vizinhos, em matéria de turismo, está ultrapassada e aproveitou para alertar para a necessidade de alguns empresários alterarem algumas posturas tradicionais. No passado fim-de-semana, muitos restaurantes optaram por encerrar, situação que fragilizou a oferta existente.