Três pessoas detidas na operação da GNR de Braga em Abação
Os três homens detidos em Abação, pelo Grupo Territorial de Braga da GNR, vão prestar hoje depoimento no Tribunal Judicial de Guimarães No âmbito de uma operação baptizada com a designação de "Mocho 43 INOP 2", o Núcleo de Investigação dos Crimes de Droga efectuou, ontem, uma rusga em duas habitações daquela freguesia do Concelho de Guimarães, no cumprimento de um mandado emitido pelo Ministério Público. A operação culminou com a detenção de três indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 32 e os 39 anos, por posse de droga, armas ilegais e outros produtos relacionados com a prática de actividades ilícitas. Foi apreendida heroína em quantidade suficiente para produzir 90 doses individuais e 12 doses de haxixe. Um carro, duas armas, munições, uma machada, um sabre e diverso material usado no manuseamento e tráfico de estupefacientes também constam do rol de apreensões.Durante a intervenção que decorreu nos lugares do Calvário e do Paraíso, em Abação, um dos detidos, com antecedentes criminais por tráfico de droga e considerado muito perigoso, desobedeceu às ordens dos agentes de autoridade. Ofereceu resistência e arrancou com o
seu veículo automóvel em grande velocidade, em direcção aos militares. Atropelou um deles e tentou atropelar outros dois, com o intuito de se por em fuga.
Para que a detenção fosse consumada e salvaguardar o risco de vida, os membros da GNR tiveram que efectuar alguns disparos para imobilizar a viatura e deter o suspeito. Desta ocorrência resultaram ferimentos no militar atropelado e no suspeito atingido pelos disparos. Ambos sofreram ferimentos ligeiros, receberam assistência no Hospital Senhora da Oliveira e já tiveram alta.
Hoje, de manhã, os detidos vão ser presentes no Tribunal Judicial de Guimarães.
Na sequência desta operação do Grupo Territorial de Braga da GNR, uma residência foi alvo da acção alegadamente por engano. Na Rua do Calvário, os moradores de uma habitação foram surpreendidos na quarta-feira às sete da manhã pela operação dos militares. Rui Guimarães mostra-se inconformado com o engano que tão cedo nem ele, nem a restante família vão esquecer. Naquele domicílio encontravam-se quatro adultos e duas crianças.
A habitação deste morador fica situada da ponta de um bairro com três casas, enquando a habitação do indivíduo detido fica na outra extremidade. Rui Guimarães pondera apresentar o caso no Tribunal.
Confrontada com o assunto, fonte do Grupo Territorial de Braga da GNR indicou que está a ser averiguado aquilo que efectivamente ocorreu, no âmbito desta operação de combate ao tráfico de droga.
Marcações: Judicial