Requalificação dos cemitérios da União de Freguesias de Conde e Gandarela
O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, procedeu à inauguração das obras de reformulação nos cemitérios das Freguesias de Conde e Gandarela, este sábado, num acto simbólico que contou com a presença dos elementos do executivo da Junta da União de Freguesias, dos Vereadores Ricardo Costa e Sofia Ferreira, assim como do Padre Adelino Rosas.
Nestes cemitérios, procedeu-se à colocação de columbários, para depósito de cinzas depois da cremação, a substituição das tubagens de água e pintura dos mesmos. No Cemitério de Conde foi substituído piso e a criação de uma nova entrada para pessoas com mobilidade reduzida, num investimento global a rondar os 52 mil euros.
O Presidente da Câmara destacou a intervenção do executivo da Junta “na capacidade de resposta aos anseios que são transmitidos pela comunidade”. Domingos Bragança salientou que “os cemitérios são espaços de memória, de homenagem e de gratidão pelos que partiram mas fazem parte de nós no nosso coração. A forma exemplar como são tratados estes espaços reflectem a qualidade e a atenção da Junta de Freguesia assim como da comunidade”.
O Presidente da União de Freguesias de Conde e Gandarela, Flávio Freitas, destacou o “momento importante” com a realização destas obras. “A requalificação dos cemitérios vai ao encontro de um objectivo da Junta de Freguesia, proporcionando a possibilidade às famílias em depositarem as cinzas dos entes falecidos quando decidem serem cremados. É uma obra importante em Conde e Gandarela, possível com o apoio da Câmara Municipal”, referiu.