Secundária Francisco de Holanda acolhe parceiros de projecto Erasmus+

images/fotoarquivo/2018/Educacao/escolas/escola.jpg

A Escola Secundária Francisco de Holanda vai acolher, de 23 a 27 deste mês, uma actividade de mobilidade europeia para docentes e alunos ligados ao ensino profissional, inserida no Projecto Erasmus+ designado por We´ll Work Vocational, Education and Training.

O projecto de Cooperação de Pequena Escala, do qual a Escola Secundária vimaranense é coordenadora europeia de um projecto que está directamente ligado a duas das prioridades da Comissão Europeia para a Educação na Europa: investimento e alargamento da rede de Ensino Profissional em toda a União Europeia, como forma de reduzir o desemprego jovem e de ajustar as qualificações dos jovens ao mercado de trabalho na Europa e proporcionar aos jovens europeus experiências de formação em contextos reais de trabalho inseridos nas suas comunidades locais e/ou em mobilidade na Europa, como forma de aproximar jovens e escolas ao mercado de trabalho e, simultaneamente, reduzir/colmatar as desigualdades de acesso a experiências de trabalho existentes nos diferentes países da União Europeia.

A semana de trabalho irá envolver docentes e alunos portugueses da Escola Francisco de Holanda e de escolas parceiras, como a Escola Secundária de Felgueiras; docentes e alunos da Alemanha e da Itália; mas também outros agentes, vulgarmente designados por Stakeholders, do ensino profissional e parceiros da Francisco de Holanda. São exemplos instituições como a Câmara Municipal de Guimarães e a Câmara Municipal de Felgueiras e empresas, bem como empresas italianas e alemãs.
Será ainda uma oportunidade para divulgar a Cidade de Guimarães e a região, a sua cultura, as suas tradições e as suas potencialidades. Assim como de evidenciar toda a actividade ligada ao ensino escolar, à educação de adultos e às parcerias com a comunidade local de todas as escolas que compõem o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda.

As actividades e o projecto WWVET pretendem ainda contribuir para a melhoria da imagem social do ensino profissional junto da comunidade local, das empresas, dos jovens e das famílias, através da criação de conhecimento ligado a este tipo de ensino e à criação de espaços de discussão, partilha de práticas e cooperação entre os vários agentes ligados a esta oferta formativa.


Marcações: Escola Francisco de Holanda, projecto

Imprimir Email