Projecto REACTivar do Laboratório da Paisagem prossegue na vila de Brito

As intervenções no âmbito do projecto REACTivar Guimarães – Renaturalização dos rios Ave, Selho e Vizela continuam, desta vez na freguesia de Brito, junto ao rio Ave.

Após limpezas e controlo de vegetação invasora e infestante, decorreram as plantações de 57 árvores e 85 arbustos na margem, que possibilitarão a recuperação e renaturalização deste ecossistema. Foram ainda instaladas 2.200 estacas do género Salix, que, através da fixação das raízes, que contribuirão para a diminuição de fenómenos de erosão, provocados por inundações. A vegetação é ainda importante para a criação de corredores ecológicos que potenciam a biodiversidade.

O projecto REACTivar Guimarães – Renaturalização dos Corredores Verdes dos rios Ave, Selho e Vizela, desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães e Laboratório da Paisagem, conta ainda com as parcerias das Universidades do Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro e Vitrus, pretende contribuir para a reabilitação dos corredores verdes no Concelho, através da implementação de soluções de engenharia natural, acompanhadas de uma monitorização contínua que avalie o impacte das ações de restauro ecológico. É ainda objectivo reactivar a relação de identidade entre o rio e os cidadãos.


Marcações: Laboratório da Paisagem, projecto, reactivar

Imprimir Email