UMinho festeja 48 anos no renascido Teatro Jordão
A Universidade do Minho vai assinalar o seu 48º aniversário com um programa de iniciativas que começa no próximo domingo e prolonga-se até ao dia 19.
A celebração sai pela primeira vez do edifício da Reitoria e vai decorrer no renascido Teatro Jordão, em Guimarães.
Com o tema «A Universidade e a Arte de Ouvir», a iniciativa arranca domingo, dia 13, com um espetáculo da Orquestra da UMinho e Mateusz Stasto (viola d’arco) a solo, sob a direcção do maestro Vítor Matos.
O concerto repete-se no dia 19 (sábado), às 21h30, no Teatro Jordão.
Na segunda-feira, dia 14, de novo no Largo do Paço, realiza-se a primeira edição do Fórum + Educação Superior, sob o tema «Debater o futuro na UMinho». O evento decorre das 14h30 às 16h30 com as intervenções do pró-reitor para os Assuntos Estudantes e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, do presidente da Associação Académica (AAUMinho), Duarte Lopes, do reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Ferreira, da coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Académico do Instituto Superior Técnico, Isabel Gonçalves, e do autor do projecto SUPERTABi, Marco Bento.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia online. A iniciativa pode ser também acompanhada no canal YouTube da UMinho, em youtu.be/Lyhikeqcy-U.
A organização cabe ao Centro IDEA-UMinho, com apoio da Casa do Conhecimento da UMinho, CreateLab e Nautilus.
A cerimónia do aniversário da UMinho é dia 17, às 11h00, no Teatro Jordão, que a par da vizinha e também renovada Garagem Avenida, vai agora acolher os cursos de Teatro e de Artes Visuais da UMinho, entre outras valências.
Os 12 milhões de euros aí investidos pelo Município e com apoio comunitário permitem afirmar o campus de Couros e os projectos da UMinho.
Na sessão vão discursar o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, o presidente da AAUMinho, Duarte Lopes, o autarca de Guimarães, Domingos Bragança, e a presidente do Conselho Geral da UMinho, Joana Marques Vidal.
Prevê-se ainda o cortejo académico, a entrega de diplomas e prémios de mérito, uma performance dos alunos de Teatro e de Música e a actuação do Coro Académico da UMinho.
Marcações: UMinho, Teatro Jordão, 48 anos