Escola de Ciências da UMinho vai lançar minifoguete experimental

images/minifoguete.jpg

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) vai lançar sexta-feira, Dia da Europa, um minifoguete experimental que desenvolveu nos últimos meses e que inova na propulsão sólida, no sistema de electrónica e nos sensores da direcção do voo.
O equipamento mede 1,20 metros e vai descolar pelas 15h00, no Parque da Devesa, em Famalicão.


“O motor do foguete usa uma formulação específica de propelente, composta por um oxidante, um combustível e uma carga retardadora, optimizando a combustão, melhorando o desempenho do sistema e gerando o impulso necessário para assegurar a descolagem e o controlo de altitude de voo”, explica o professor Joaquim Carneiro, do Departamento de Física da ECUM.
Foi construída uma célula de carga de baixo custo, para medir o impulso total da câmara de combustão e a força propulsora máxima do motor. O foguete subirá até um ponto máximo, antes de regressar à Terra devido à gravidade.

O projecto é coordenado pelos docentes Joaquim Carneiro e Manuel Filipe Costa e pelo investigador Iran Rocha Segundo.
Os alunos envolvidos são Bianca Marcelo e Leandro de Freitas, da licenciatura em Física, Orlando Lima, Nathalia Hammes e Francisco Pinheiro, do doutoramento em Física, Diogo Santos, de Engenharia Aeroespacial, todos da UMinho, e José Cardoso, do curso técnico de Electrónica, Automação e Comando da Escola Profissional CIOR, em Famalicão.


Marcações: UMinho, minifoguete

Imprimir Email