Nelson Almeida projecta segunda metade da época do Brito: “Objectivo passa por olhar mais para cima”

images/fotoarquivo/2018/desporto/Brito/Epoca22-23/Nelson_Brito.jpg

O Brito atravessa a melhor fase da temporada, com três triunfos consecutivos no Campeonato de Portugal, o último dos quais no dérbi frente ao Pevidém. Depois de uma fase delicada ao nível dos resultados, a equipa treinada por André Anastácio parece estar agora no trilho certo, como atesta o seu capitão, Nelson Almeida.

A paragem do Campeonato de Portugal chegou no melhor momento da época do Brito, com três vitórias consecutivas. O que reflecte este crescimento competitivo, traduzido em pontos, depois de um arranque difícil?: "Sabemos que é muito mais fácil trabalhar em cima de vitórias, é uma das normas do futebol, por isso estávamos à espera de um clique, um triunfo que nos permitisse encarreirar para este processo de bons resultados. Estava a faltar-nos um pouco de sorte, porque estávamos a justificar bons resultados há mais tempo. Depois do primeiro triunfo ficou mais fácil trabalhar, sem a mesma pressão, daí terem surgido as três vitórias seguidas."

Nesse contexto, a paragem surgiu na altura errada para o Brito?: "Podemos dizer que não vem na melhor altura em função do trajecto que estávamos a cumprir no campeonato, mas podemos olhar por outro lado, porque surge numa fase em que os jogadores estão próximos da família e acaba por ser mais fácil viver esta quadra com resultados positivos, andamos mais sorridentes. Se calhar, a paragem até surge numa altura propícia."

Os resultados que o Brito conquistou nas últimas jornadas eram expectáveis em função do crescimento que a equipa estava a viver?: "O trabalho que estava a ser desenvolvido desde a pré-época iria dar resultados mais tarde ou mais cedo. Os resultados não condiziam com as nossas exibições, sabíamos que o nosso rendimento iria levar a que os resultados surgissem. A primeira vitória desta fase atirou-nos para outros patamares competitivos, agora só temos de somar mais pontos nas próximas jornadas."

O Brito passou para o oitavo lugar e está a apenas três pontos do quarto classificado, isso leva a ter ainda mais vontade de olhar para cima na tabela?: "Queremos continuar a olhar para cima porque estamos numa série muito competitiva, em que em duas jornadas podemos subir ou descer muito na tabela. Temos de manter a mesma capacidade de trabalho para evitar cair em lugares em que possamos ficar novamente aflitos. Estamos acima da linha de água, o objectivo é continuar aí, mas a olhar para cima."

Por comparação com o desempenho do Brito na primeira experiência no Campeonato de Portugal, há dois anos, que principais diferenças pode apontar?: "Os jogadores são quase todos os mesmos, 80% dos atletas já estiveram no plantel na época 2020/2021. Sabemos as dificuldades que vivemos, numa temporada marcada pelas condicionantes da Covid-19, em que não tivemos a possibilidade de ter os nossos adeptos ao nosso lado. Agora, eles têm sido uma ajuda muito importante neste trajecto. A experiência que acumulamos ajudou-nos, mesmo que o arranque não tenha sido dentro das nossas expectativas."

Para um clube como o Brito, que lutou vários anos pelo acesso ao Campeonato de Portugal, chegou a hora de ganhar estabilidade nesta competição?: "O objectivo é mesmo esse, não andar sempre a subir e a descer de divisão. Temos de encontrar estabilidade no Campeonato de Portugal. A estrutura está bem montada, não nos têm faltado com nada. A Direcção, assim como o departamento de formação, estão a desenvolver um bom trabalho. Por isso, queremos consolidar o Brito no Campeonato de Portugal."

Como capitão de equipa e um dos mais antigos jogadores do Brito de que forma vê a parceria com a Futbico?: "São parceiros que vieram para ajudar. Chegaram jogadores com novas culturas e uma vontade grande de acrescentar. Sabemos que nós precisamos deles, assim como eles precisam de nós. A parceria está a ser benéfica para as duas partes, por isso faz todo o sentido que seja para continuar nestes moldes. Fico contente com a estabilidade que estamos a viver."

Às portas da entrada de 2023 que mensagem gostaria de deixar aos adeptos do Brito?: "Antes de mais, gostava de lhes pedir para nos continuarem a apoiar da mesma forma como o têm feito. Continuem a puxar por nós porque vamos fazer tudo para dar-lhes mais alegrias. 2023 será um ano com mais alegrias, depois de em 2022 já termos festejado juntos uma subida de divisão e a conquista de uma Taça Associação de Futebol de Braga."


Marcações: Campeonato de Portugal, Brito SC

Imprimir Email