Luís Filipe da Silva: do medo à aceitação da Parkinson

images/BIGGER/2024/Abril/EU6A7392.jpg

O Dia Mundial da Doença de Parkinson é assinalado todos os anos a 11 de Abril.
Com o objectivo de informar e consciencializar a população mundial para a doença realizam-se iniciativas pelo mundo inteiro. A população pode participar nas actividades e fazer donativos para a pesquisa e para o combate à doença.

Foi no dia 11 de Abril de 1755 que nasceu James Parkinson, o médico inglês que descreveu a doença pela primeira vez em 1817 como paralisia agitante. Quando o neurologista francês Jean-Martin Charcot resolveu pesquisar a enfermidade intitulou-a de Doença de Parkinson em homenagem ao seu descobridor.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem aproximadamente quatro milhões de pessoas no mundo com a Doença de Parkinson, o que representa 1% da população mundial a partir dos 65 anos. Em Portugal, estima-se que 20 mil portugueses padecem desta doença. Luís Filipe Silva faz parte deste número mas está abaixo desta faixa etária, pois tem apenas 48 anos e os primeiros sintomas apareceram há 14.

Começou por sentir que as suas pernas 'tinham vida própria', sobretudo, durante a noite, os espasmos eram constantes. Inicialmente foi ignorando, até que decidiu ir à médica de família.

Para conhecer a incrível história de Filipe Silva, veja a BIGGERmagazine de Abril!

 

Imprimir Email