BIGGER: Mercadona doa mais de 23 mil toneladas de alimentos em Portugal e Espanha

images/BIGGER/2024/Fevereiro/merca.png

A Mercadona mantém um compromisso constante nos locais onde está presente e promove, ano após ano, iniciativas ambientais, sociais e de governança responsáveis que impactem positivamente a sua atividade. Neste sentido, a empresa integra desde o ano de 2011 o Pacto Mundial das Nações Unidas, iniciativa mediante a qual a Organização das Nações Unidas promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Da mesma forma, a Mercadona mantém ativo um Plano de Ação Social próprio com o qual, ano após ano, fortalece os seus laços com a sociedade através de valores que considera indispensáveis, como o diálogo, a transparência e a escuta ativa. Através deles, constrói relações estáveis, aposta na proximidade e estreita laços para detetar as suas necessidades específicas e fornecer soluções concretas resultantes do consenso e da compreensão mútua. No âmbito desta política, a Mercadona colabora com 762 entidades, em Portugal e Espanha, às quais em 2023 doou 23.100 toneladas de alimentos.

Da mesma forma, a Mercadona continua a desenvolver o seu Projeto Trencadís, através do qual colabora na contratação de pessoas com incapacidade intelectual e que são responsáveis pela elaboração dos murais decorativos localizados na secção da peixaria das lojas.

Outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social da Mercadona é a sustentabilidade ambiental. Para isso, a Mercadona dispõe de um Sistema de Gestão Ambiental próprio centrado em 3 eixos principais: produção sustentável, economia circular e descarbonização. Estes 3 eixos incluem linhas de ação específicas, como a otimização logística, a eficiência energética, o bem-estar animal e a prevenção, gestão e valorização de resíduos. Assim, destaca-se que a Mercadona, em conjunto com os seus fornecedores, trabalha no Projeto de Distribuição Urbana Sustentável e na melhoria da qualidade do ar nas cidades através de camiões e carrinhas movidos por tecnologias mais limpas e eficientes.

A pensar na mobilidade sustentável do 'Chefe', a empresa já dispõe de um total de 1.350 lugares de estacionamento com Pontos de Carregamento para Veículos Elétricos localizados nos estacionamentos de mais de 500 lojas. A Mercadona começou a instalar estes pontos de carregamento em 2017, com a implementação do Modelo de Loja Eficiente, e prevê continuar a aumentar este número nos próximos anos. Da mesma forma, continuará a instalar painéis solares nas suas lojas como exemplo do seu compromisso com o investimento em energias renováveis.

 

Imprimir Email