BIGGER: Mercadona partilha 600 milhões de euros em prémios com os seus colabradores

O Comité de Direção decidiu distribuir, dentro da sua estratégia de partilhar os lucros, meio prémio adicional ao prémio por objectivos que é partilhado anualmente, isto significa mais 50% do em 2023.

O compromisso das mais de 100 mil pessoas que formam a empresa com a melhoria da eficiência produtiva e da gestão, é a razão pela qual cada vez mais clientes optam por comprar na Mercadona e se verifica um constante aumento da sua quota de mercado.

Desde que foi lançada esta iniciativa pioneira, impulsionada pelos acionistas da empresa em 2001, já foram distribuídos mais de 5.580 milhões de euros.

O Comité de Direção da Mercadona decidiu, no âmbito da sua estratégia de partilhar os lucros, distribuir mais meio prémio adicional pelas mais de 100.000 pessoas que compõem a empresa, além do prémio por objetivos que tradicionalmente reparte todos os anos. Desta forma, a empresa distribui 600 milhões de euros pelos seus colaboradores, mais 50% do que em 2023, ano em que o valor total distribuído foi de 405 milhões de euros.
Desde que os acionistas da Mercadona lançaram esta iniciativa, em 2001, a empresa já distribuiu com os seus colaboradores mais de 5.580 milhões de euros. Este número reflete o compromisso da empresa com o crescimento partilhado e com o lucro mútuo.
Em março, os colaboradores, após o primeiro ano e caso atinjam as metas e objetivos definidos no início do ano, receberão um salário extra, valor que ascende a dois salários depois de alcançados cinco anos de antiguidade. Este ano, excecionalmente, os colaboradores receberão adicionalmente um prémio extra correspondente a metade do seu salário.

Esta medida evidencia que os colaboradores da Mercadona são os principais responsáveis pelo sucesso da empresa, que uma vez mais confirmaram ser o maior ativo para os "Chefes" (como internamente a empresa designa os seus clientes). O compromisso com a melhoria constante da eficiência produtiva e da gestão têm como resultado um Carrinho de Compras com mais qualidade e económico no mercado, fazendo com que dia após dia cada vez mais pessoas optem por ele. Isto reflete-se num aumento significativo do número de clientes que efetuam as suas compras na Mercadona, consolidando o seu crescimento e o constante aumento da sua quota de mercado.
A Mercadona destaca que esta decisão foi tomada tendo em consideração "O compromisso excecional das mais de 100.000 pessoas que formam a Mercadona de melhorar a experiência dos nossos "Chefes" todos os dias, a qualidade dos nossos produtos e a constante implementação de melhorias tecnológicas e inovadoras, que tornam os nossos processos mais eficientes, facilitando a nossa rotina de trabalho. É, por tudo isto, que todos merecemos ganhar, este ano, um extra de mais meio salário, ao qual temos de acrescentar o prémio por objetivos que nos corresponde - um ou dois salários, dependendo da nossa antiguidade na empresa".

Trabalhar na Mercadona

A política de Recursos Humanos da Mercadona caracteriza-se pela promoção da conciliação entre a vida profissional e pessoal dos seus colaboradores. Em Portugal, entre outras medidas, a empresa oferece a possibilidade de descanso de 2 dias consecutivos para quem tem uma jornada de trabalho de segunda a domingo nas lojas e bloco logístico, o que faz com que cada colaborador possa usufruir de pelo menos 8 fins de semana (sábado + domingo) por ano de descanso.

 

Imprimir Email