Ana Rita Andrade é um génio em evolução permanente

images/BIGGER/2023/Julho/gd.jpg

Ana Rita Andrade tem 27 anos e ficou com média de 20 no Mestrado que fez na Alemanha. Não se considera um génio, mas sabe que sempre foi uma aluna exemplar. Esforçada, mas não vivia com a cabeça enfiada nos livros. Gosta de sair da zona de conforto e tem muitas histórias para contar. Aqui, vamos apenas partilhar uma parte delas.

Viveu em Guimarães até aos 19 anos, altura em que deu início a uma nova etapa. Decidiu tirar a sua licenciatura no Reino Unido. Sair do país começou a fazer parte dos planos na altura em que ingressou no ensino secundário. Durante uma visita de estudo à Exponor em que o objectivo era apresentar aos alunos as opções universitárias, havia muitas faculdades portuguesas e inglesas no rol das possibilidades e Ana Rita foi-se inteirando dos cursos que cada uma oferecia. Estava interessada em Física Teórica, e os cursos do Reino Unido ofereciam uma especialização muito mais cedo do que em Portugal, algo que à partida achou muito interessante.
Como já falava bem inglês, considerou que isso não seria um entrave e decidiu candidatar-se assim que terminou o 12.º ano. Mas não se ficou por Londres. Esteve lá dois anos, depois resolveu ir até Chicago, nos EUA, onde esteve cerca de meio ano e regressou a Inglaterra para terminar a licenciatura. Revelou que a experiência americana foi muito enriquecedora, porém, não a repetiria.

Saiba mais na BIGGERmagazine de Julho!

 

Imprimir Email