Vânia Duarte é vimaranense e joga na equipa que conquistou Taça de Portugal de futebol feminino
Famalicão conquistou a Taça de Portugal de futebol feminino pela primeira vez ao derrotar o Sporting de Braga no jogo decisivo disputado no Estádio Nacional. 2-0 foi o resultado que deu deu às famalicenses a oportunidade de levantar a taça e a vimaranense Vânia Duarte faz parte da equipa que conquistou o título que as levou às lágrimas.
A campeã nasceu na Suíça há 22 anos, mas desde muito cedo que demonstrou a sua aptidão para o futebol. Não gostava de brincar com bonecas "nem com cenas de raparigas" conforme explicou entre risos. Acompanhava o irmão ao treinos e desesperava com o dia em que pudesse entrar dentro de campo e mostrar as suas habilidades. "Foi aos cinco anos que treinei com a equipa do meu irmão pela primeira vez e a partir daí que o futebol faz parte da minha vida", relatou.
Os pais são emigrantes na Suíça há cerca de 25 anos e por lá se mantêm, mas Vânia sempre sonhou jogar em Portugal. Em 2019 surgiu a primeira oportunidade, que não conseguiu abraçar por estar a meio do curso, mas dois anos depois quando voltou a receber um convite não hesitou em fazer as malas e vir para o país dos pais. Já é hábito vir a Portugal nas férias dos pais, mas desde 2021 que a maior parte do seu tempo é passado cá e só quando a época terminar vai ter com os pais à Suíça. Concilia o futebol com o teletrabalho que trouxe daquele país montanhoso e é dessa forma que ocupa grande parte do seu tempo. Apesar de ter nascido na Suíça, sente-se mais portuguesa e fala muito bem a língua de Camões.
Toda a história na BIGGERmagazine de Julho!