Complexo de comércio e lazer deverá nascer próximo da UM em Azurém

Um novo complexo comercial e de lazer completamente inovador está a ser projectado para Guimarães. O novo espaço prevê a criação de um hipermercado e áreas de lazer multifacetadas, devendo aparecer em terrenos próximos do campus da Universidade do Minho. Se for aprovado, o empreendimento ficará localizado na Quinta do Assento, em Azurém. O atractivo do Guimarães Plaza será uma ampla praça coberta, em torno da qual se desenvolverá o restante edifício. A notícia faz manchete na edição de hoje do Comércio de Guimarães.
Os promotores reservam para mais tarde a divulgação detalhada dos pormenores deste complexo comercial e de lazer, no concelho de Guimarães. Trata-se de um projecto que promete ser inovador na conjugação das propostas arquitectónicas, de modo a criar um espaço impulsionador do crescimento e afirmação da cidade.

Com uma localização central em relação às principais vias de acesso, o Guimarães Plaza ficará situado na Quinta do Assento, em Azurém, próximo do campus universitário e da Circular Urbana de Guimarães cujo traçado será brevemente alargado.
De acordo com informações recolhidas pelo jornal, o projecto pretende ser uma âncora para a captação de investimento nas mais diversas áreas, beneficiando da importância estratégica da proximidade da Universidade do Minho.

A concretização do projecto prevê a melhoria das acessibilidades para a zona, em sintonia com a expansão urbana da zona norte da cidade. Os promotores afirmam que o Guimarães Plaza surge direccionado para o público universitário, com a criação de um pólo de lazer destinado essencialmente aos estudantes, docentes e funcionários que estudam em Guimarães e têm elegido Braga como local de residência. Fonte ligada ao projecto adiantou que a cidade é "muito exigente na avaliação que faz dos projectos arquitectónicos", o que faz com que a solução arquitectónica seja reconhecida pela sua "distinção".

No âmbito do projecto estão a ser trabalhadas as acessibilidades e a resolução dos problemas de estacionamento junto à Universidade do Minho, estando prevista a criação de um parque com a capacidade para 1.800 lugares.

O início da consulta pública do projecto terá lugar no dia 18 de Abril e prolonga-se até 23 de Junho de 2006, estando disponível na Direcção Regional da Economia do Norte, sedeada no Porto.
A instalação do conjunto de lazer e comercial tem uma área bruta de construção, sem estacionamento, de cerca de 45 mil m2, sendo a área bruta locável (comercial), de 26 mil 886 m2.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email