Universidade do Minho celebra esta segunda-feira 51 anos
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação vai presidir à sessão solene que assinala esta segunda-feira os 51 anos da Universidade do Minho.
Trata-se de uma sessão solene marcada para o salão medieval da Reitoria, em Braga, com início às 10h30.
Para além do MInistro da Educação, Ciência e Inovação, o evento contará com intervenções do presidente do Conselho Geral da Universidade, Alberto Martins, do reitor, Rui Vieira de Castro, e do presidente da Associação Académica, Luís Guedes.
O programa inclui o habitual cortejo académico e a entrega de medalhas e diplomas, do título de professor emérito a Fernanda Proença, Leandro Almeida e Licínio Lima, bem como do Prémio de Mérito Científico e, pela primeira vez, do Prémio de Mérito na Docência.
Os momentos musicais cabem ao Coro Académico da UMinho e a um Ensemble de Metais do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (DM-ELACH) da UMinho, sob a direcção musical de Vítor Matos, a direção do coro de Vítor Lima e a participação a solo de Marina Pacheco (soprano), Fábio Furia (bandoneón) e Job Tomé (barítono).
O reportório inclui obras dos compositores argentinos Astor Piazzolla ("Verano Porteño", “Adiós Nonino”, "Tristezas de um Doble A") e Luis Bacalov ("Misa Tango").
No âmbito desta comemoração, realizam-se dois concertos para o público em geral. No dia 15 de Fevereiro, às 21h30, na Igreja de São Francisco, em Guimarães e no dia 17, às 21h30, no Salão Medieval da Reitoria da UMinho, em Braga.