Arquivo Municipal de Guimarães celebra 90 anos do Património Documental

images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/arquivo_2014/edificios/arquivo.JPG

O Arquivo Municipal de Guimarães celebra o seu 90º aniversário de abertura ao público com uma série de eventos que visam promover a divulgação do património documental e aumentar a consciencialização sobre a importância dos arquivos na compreensão do passado, presente e construção do futuro.

As iniciativas começam esta segunda-feira, dia 14 e prolongam-se até sábado,com entrada livre e gratuita em todos os eventos.
O ponto alto da comemoração será o lançamento do Boletim de Trabalhos Históricos de 2024, agendado precisamente para esta segunda-feira, às 18h00, nos Antigos Paços do Concelho, na Praça da Oliveira.
A sessão contará com a apresentação de artigos pelos seus autores, abordando temas como a iconografia da Basílica de São Pedro do Toural, a evolução da tradição das Cruz Floridas, e as Capelas dos Passos da Paixão de Cristo de Guimarães (1727).
As atividades educativas também farão parte da programação, incluindo a oficina «Genealogista por um Dia» e a oficina «Rosa Exposta», que ocorrerão amanhã, dia 15.
Quarta-feira será ainda lançado o segundo volume da obra Guilherme de Faria: Poesia, pelo autor José Rui Teixeira.

Quinta-feira,dia 17, os visitantes poderão participar numa visita guiada às instalações do Arquivo Municipal, e, no dia 19, haverá uma visita orientada aos Antigos Paços do Concelho, conduzida por António José de Oliveira.


Marcações: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

Imprimir Email