Contextile: Prémio de aquisição para «Embracing Limits I, II and III»
A obra “Embracing Limits I, II and III”, da espanhola Anna Ill, foi distinguida com o Prémio de Aquisição da Exposição Internacional na Contextile 2024 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea. A revelação foi feita na inauguração da edição deste ano do evento, realizada no Palácio Vila Flor e que se prolonga até 15 de Dezembro.
Anna Ill trabalha na intersecção da escultura, dos têxteis e da fotografia, inspirada pelos conceitos de vulnerabilidade, memória e corpo. É mestre em Arte e Espaço pela Kingston University (Londres, 2017) e licenciada em Arte Têxtil pela Escola Massana (Barcelona, 2012-14). Recentemente, o seu trabalho foi seleccionado para o Textile Arts Center (Nova Iorque, 2024) e para o Prémio de Escultura Fundació Antoni Vila Casas 2024 (Espanha).
O Prémio Aquisição vai ser adquirido pelo Município de Guimarães, parceiro institucional da Contextile 2022, mostra de Arte Têxtil Contemporânea que vem deixando a sua marca desde 2012, aquando da Capital Europeia da Cultura, e que projectou a Contextile como referência internacional no âmbito da arte têxtil contemporânea.
O júri do evento atribuiu a 1ª Menção Honrosa, ao trabalho Palestina, de Lara Salous, «Around Their Hands» e a 2ª Menção Honrosa, Países Baixos
Maaike Gottschal, «Kitty Van Der Mijll Dekker Heritage Project».
Contando, mais uma vez, com a parceria e o apoio do Município de Guimarães e da DGArtes, bem como do Turismo de Portugal e da indústria têxtil, a Contextile 2024 ocupa os vários espaços culturais e áreas públicas da cidade, tendo por referência a Exposição Internacional, no Palácio Vila Flor, com 57 obras, de 50 artistas, selecionados por um júri internacional a partir das propostas de mais de 1.300 artistas de 79 países.
Marcações: Contextile 2024