Torre da Alfândega é um lugar especial: Miguel celebra aniversário em família após ter trocado o Rio de Janeiro por Guimarães

images/torre_alfandega.jpg

A visita à Torre da Alfândega é uma experiência incontornável para quem passeia este verão pelo Centro Histórico de Guimarães. Têm sido muitos os visitantes que sobem as escadas dos três pisos para chegarem ao adarve e assim explorarem as vistas panorâmicas sobre a Cidade.

Foi o caso da família Lourenço que esta manhã visitou o monumento que ostenta a inscrição «Aqui Nasceu Portugal», de forma a celebrar com um momento inesquecível o 17º aniversário de Miguel. 

"É a primeira vez que subimos e temos esta visão linda. É o dia de aniversário do meu filho, aproveitamos para passear e conhecer este lugar que agora está aberto ao público", explicou Edilza Feliciano, ao fazer questão de explicar que a família trocou a residência no Rio de Janeiro, no Brasil, por Guimarães.

"Quando chegamos há dois anos e meio, este monumento estava em obras e fomos acompanhando a evolução até que chegou o dia, um dia muito especial para nós, de o visitar", acrescentou, ao observar: "está maravilhoso e vale muito a pena a visita porque sente-se um ambiente acolhedor. Aliás, a gente sente-se conquistada por esta Cidade".

Acompanhado pela mãe Edilza Feliciano e pelo pai Diorgenes Lourenço, em conversa com o Grupo Santiago, o aniversariante disse "estar a adorar o passeio e a experiência maravilhosa de conhecer uma nova perspectiva de Guimarães". "A vista é incrível. Foi a primeira vez que subi o monumento e está a ser surpreendente porque permite contemplar outros aspectos da cidade medieval", continuou Miguel Lourenço, aluno que frequenta a Escola Secundária Francisco de Holanda e que já está a preparar-se para retomar as exigências das actividades lectivas.

As obras de reabilitação da Torre da Alfândega foram inauguradas no dia 3 de agosto. A visita é gratuita, podendo ser feita diariamente, entre as 10 e as 18 horas. O elevador ainda não está a funcionar.

Por ocasião da inauguração, o Município de Guimarães anunciou que, nos próximos meses, serão instalados conteúdos museológicos que terão como base o trabalho arqueológico realizado durante a empreitada de requalificação do monumento e resultarão na criação do Centro Interpretativo.

Marcações: Torre de Alfândega

Imprimir Email