PS defende linha de comboio que ligue Guimarães e Braga em 15 minutos

images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/arquivo_2014/equipamentos/estacao_cp/estacao_cp_(62).JPG

O PS defende o estudo de uma linha de comboio entre Braga e Guimarães. Trata-se de uma posição expressa numa recomendação entregue ontem no Parlamento e onde se reclama que o Governo deve viabilizar o Plano Ferroviário Nacional, noticiou o Dinheiro Vivo.

Nas versões preliminares do referido Plano, previa-se que a ligação entre Braga e Guimarães fosse construída dentro de um “sistema de mobilidade ligeira do Cávado-Ave”, abrindo a porta a um sistema do tipo BRT (Bus Rapid Transit), com autocarros articulados a circularem em via dedicada. Agora, refere o Dinheiro Vivo, o projecto de resolução do PS entende que o Plano deve prever, “pendente de análise de viabilidade e pertinência”, o estudo desta ligação em caminho-de-ferro que ligue Guimarães e Braga num máximo de 15 minutos de comboio, fechando a malha ferroviária no chamado Quadrilátero do Minho, que também inclui Barcelos e Famalicão. Um só comboio pode sair do Porto, passar por Braga e descer para Guimarães, continuando, depois, até à cidade Invicta, contribuindo para um serviço com mais frequência e que pode servir mais população, defendem os socialistas no projecto de resolução em que Pedro Nuno Santos é o primeiro subscritor.

Marcações: comboio

Imprimir Email